Notícia

Geral - 23/09/2018 - Município de Crissiumal recorre do número de habitantes estimado pelo IBGE


Prefeito Roberto Bergmann esteve nessa semana com o Ministro Carlos Marun, para reverter situação

Conforme amplamente divulgado pelo Guia Crissiumal, no final de agosto o IBGE revelou as estimativas populacionais para o ano de 2018, onde o número apresentado baixou a população crissiumalense de 14.195 habitantes (estimado 2017) para 13.544 habitantes (estimado 2018).

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. 

Se esses números forem levados em conta, Crissiumal que estava na faixa de FPM do coeficiente 1,0, agora, com estimados 13.544 habitantes caiu para a faixa 0,8, onde se enquadram municípios de até 13.584 habitantes, causando enorme queda de receita, com o município recebendo cerca de dois milhões reais a menos do que vinha recebendo do Fundo de Participação dos Municípios. Entre os Municípios da região, o único que vive a mesma situação é Tenente Portela.

Desde a divulgação dos números, o Prefeito Roberto Bergmann criou em Crissiumal uma equipe da Administração Municipal que levantou dados para provar que o Município não perdeu tantos habitantes no último ano. Números oficiais de pessoas atendidas pela Secretaria de Saúde, matrículas nas escolas, desligamentos e ligações de redes elétricas provam justamente o contrário.

Durante esta semana no escritório do IBGE da Capital Gaúcha, o prefeito Roberto Bergmann protocolou um recurso montado pela Administração Municipal para tentar reverter os números e em especial a queda de índice do FPM. Em 2007 o mesmo havia acontecido, onde na época o Município teve seu recurso aceito pelo IBGE.

Também nesta semana, o prefeito esteve com o ministro chefe do Governo Temer, Carlos Marun, quando o prefeito explicou a situação pedindo apoio para a reversão dos dados em favor do Município.

A expectativa é de que Crissiumal não perca o índice de FMP, já que esse fato traria enormes transtornos para as finanças municipais.

O município também trabalha em estudos de ações de fomento e incentivo a indústria, comercio e serviços locais, que segundo a administração estão em fase de planejamento e adequação, devendo ser implementadas em breve.

 

Fotos: Prefeitura de Crissiumal

Fonte / Texto: Redação Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos