Por: Juliana Radtke Foesch - Professora das redes municipal e estadual.
Todo ser humano carece de um projeto de vida. Alguns desde muito cedo traçam metas para sua vida e seguem firmes para conseguir seu propósito. Outros não se preocupam muito com esse assunto e simplesmente vivem e acreditam que Deus programou tudo.
Na realidade, é muito importante cada pessoa desenvolver um projeto para si. E assim, se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e estabelecer meios e metas para alcançar seus objetivos.
A escola tem um papel fundamental nesse processo, ela auxiliará o educando a se conhecer, entender sua relação com o mundo e projetar o seu futuro.
É na escola que o aluno é incentivado e motivado a buscar a realização de seu sonho. Juntamente com a família, se realiza um trabalho no sentido de preparar o educando para que seja capaz de tomar decisões, solucionar problemas e a lidar com as diversas situações que a sociedade moderna apresenta.
O grande desafio nesse processo é desenvolver competências cognitivas e socioemocionais, como pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, colaboração, comunicação, autocontrole, entre outros. Juntos escola e família construirão a formação do aluno e os valores que ele seguirá.
Assim, percebe-se a importância de compreender a si mesmo, para também compreender o outro e a sociedade em que vivemos. O mundo está cada vez mais desafiador, devastado pela incompreensão, que é o problema maior entre os seres humanos. Devemos estar preparados para saber agir em cada situação.
Vivemos num mundo de incertezas. Não sabemos o que o futuro trará. É necessário ter consciência de que decisões devem ser tomadas contando com o risco do erro e estabelecer estratégias que possam ajudar em possíveis imprevistos. Qualquer eventual erro sempre deve ser um instrumento de reflexão. Repensar e fazer melhor.
Devemos preparar o aluno para as constantes mudanças. Trabalhar um futuro como possibilidade e não como certeza. É importante que o educando tenha clareza sobre quais são os valores e habilidades que precisa desenvolver para alcançar seus objetivos e estar bem preparado para o mundo fora da escola. Eles devem olhar a vida como um grande projeto. Estabelecer compromisso com seus sonhos. Reconhecer a importância do trabalho como meio para alcançar seus objetivos.
Outro fator em destaque proposto pela BNCC é o protagonismo. Devemos preparar os alunos para que sejam pessoas ativas no meio em que vivem. Que sejam cidadãos que pensam, dizem e fazem acontecer. Que não aceitem ser meros espectadores na sociedade. A realidade atual necessita de pessoas com responsabilidade, solidariedade, agilidade e criatividade. Pessoas comprometidas e autônomas, capazes de se solidarizar com o outro.
A escola passa a ser o local para o aluno criar, ter iniciativa e compromisso nas suas tarefas. É o espaço para diálogo, tomada de decisões, debates e muitas produções. O educador é fundamental nesse momento. Ele será o animador e o guia para as novas descobertas e aprendizagens.
A escola não deve ser um espaço em que adultos ditam regras e os alunos obedecem, e sim, deve ser um lugar onde ele possa participar da construção das regras e da solução dos problemas. É preciso ter empatia, coerência, respeito e abertura ao novo. A comunicação é essencial. Professor e aluno devem manter diálogo sempre.
Para o educador é extremamente importante conhecer seu público. Saber o que é importante para ele e como adaptar o seu objeto de conhecimento a realidade do aluno. Algumas atitudes precisam estar presentes na relação educador e educando, uma vez que educamos tanto pela fala como pela postura. Devemos manter o alinhamento entre o que falamos e a maneira como agimos. Ser autênticos e mostrar a que viemos. E, sempre verificar se a nossa linguagem está sendo compreendida pelo nosso público.
Portanto, está muito claro que uma nova forma de ensinar e aprender chegou. Temos que nos adaptar e buscar conhecimento e orientação. A educação é o bem maior da nossa sociedade e precisa ser levada muito a sério. Queremos cidadãos competentes e felizes. Pessoas capazes de compreender a realidade nas suas dimensões social, ética, política e econômica. Capazes de atuar de maneira criativa, na melhoria do mundo em que vivemos.
Por: Juliana Radtke Foesch - Professora das redes municipal e estadual.
Postado: Leila RuverTweet |