Notícia

Leite - 23/04/2015 - Conselho Municipal de Gestão Transparente aceita proposta da Italac e empresa voltará a operar em Crissiumal


Reunião foi realizada nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (23) a Administração Municipal de Crissiumal esteve reunida com o Conselho Municipal de Gestão Transparente para discutir assuntos ligados à municipalidade.

 

Durante o encontro, que foi o 7º entre Administração e Conselho, o Prefeito em Exercício Renato Saling prestou contas de diversos investimentos feitos pelo Município no final de 2014 e início de 2015.

 

Mas o assunto mais importante e debatido do dia foi a crise no leite no Município, instalada no ano passado, quando da falência da LBR que não pagou os produtores de leite e ainda parou de operar na unidade de Crissiumal.

 

Como todos sabem, depois da saída da LBR, por vários meses os agricultores lesados pela LBR bloquearam o portão da empresa, que sob comando da Italac não conseguiu trabalhar no local.

 

Com a liberação do portão pelos manifestantes, no final de fevereiro, esperava-se que a empresa voltaria a operar imediatamente, porém isso não ocorreu, já que a empresa e a Prefeitura não chegaram a um acordo em relação às clausulas contratuais para a empresa poder operar no local, que é de propriedade do Município.

 

No início de abril Município e Italac iniciaram uma aproximação, que culminou na aprovação da proposta da empresa pelo conselho nesta quinta-feira. 

 

Agora a Italac deverá iniciar a estruturação da unidade para voltar a receber leite no local, o que deverá ocorrer entre 30 e 50 dias segundo o Diretor Lenormand Eugênio da Silva. Em um primeiro momento a Italac não irá industrializar leite no local, mas terá um concentrador. A unidade está sem operar desde o final de novembro do ano passado. A Italac mantém cerca de 20 empregados no local. A expectativa é de receber cerca de 100 mil litros diários na unidade.

 

Outra Indústria de Queijos da região também apresentou seu interesse na unidade durante o encontro, porém como o início de operação seria a médio/longo prazo, o que acabou afastando a possibilidade de acerto.

O Presidente do Conselho de Gestão Transparente Marcos Zimmermann.

O Diretor da Italac Lenormand Eugênio da Silva.

O Prefeito em Exercício Renato Klafke Saling.

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos