Notícia

Agricultura - 22/09/2019 - Metade do trigo cultivado no RS está em fase de floração


Plantio está na fase de espigamento

Apresentando bom desenvolvimento, a cultura do trigo entra agora no que é conhecido como o período crítico, pois o plantio está na fase de espigamento, altamente vulnerável a variáveis climáticas.

De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (19), 19% das lavouras encontram-se em desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento do colmo), 50% em floração, 30% na fase de enchimento do grão e 1% madura e pronta para a colheita. Nesta safra, a área estimada pela Emater/RS-Ascar para o cultivo do trigo é de 739,4 mil hectares.

Na regional de Santa Rosa, que representa 27% da área de trigo do Estado, devido às temperaturas elevadas para a época, percebe-se forte pressão de inóculos e agentes patógenos das doenças foliares sobre as lavouras de trigo, sendo necessário manter regularmente as aplicações de fungicidas para controle de oídio e também de manchas foliares e ferrugem.

Muitas lavouras estão recebendo a terceira aplicação de fungicidas, e produtores aplicam inseticida para controle da infestação de pulgão. Apesar da necessidade desses manejos fitossanitários, o aspecto geral das lavouras de trigo é considerado bom. Até o momento, a tendência é a manutenção da produtividade média para a região, acima de 2,5 toneladas por hectare.

 

Fonte: Site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos