Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.06 do Momento Leite:
- Produtores de leite sofrem com estiagem e frio no Paraná
- Exportação brasileira recua e importação de lácteos cresce
- Governo estuda nova linha de crédito para resgatar endividados
- Preço do leite deve ficar mais alto este ano, prevê o setor
Produtores de leite sofrem com estiagem e frio no Paraná - Após passar por aproximadamente 40 dias de estiagem e sofrer com as geadas decorrentes das baixas temperaturas, o Paraná teve uma queda na produção de leite. A previsão feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), é que a queda na produção possa chegar a 20% em virtude disso. Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina já calculam perdas de 5%, além dos prejuízos da entressafra, em comparação ao mesmo período de 2010.
Exportação brasileira de leite recua 31% no ano; importação cresce 87% - As exportações de leite e de derivados tiveram forte recuo no primeiro semestre. Já as importações voltaram a subir de forma acelerada. De janeiro a junho, as vendas externas do setor somaram US$ 45 milhões, 31% menos do que em igual período anterior. As importações subiram para US$ 277 milhões, com evolução de 87% no período. O dólar desvalorizado se torna um convite às importações e diminui a competitividade dos produtores nacionais no mercado. Se o ritmo dessas compras externas continuar acelerado, a perda de competitividade e os custos internos elevados vão afetar a produção nacional.
Governo estuda nova linha de crédito para resgatar endividados - O governo decidiu criar uma nova linha especial de financiamento na tentativa de "resgatar" produtores rurais endividados sem acesso ao crédito rural. Mesmo com o ótimo momento da agropecuária nacional, um grupo significativo de produtores tem dívidas antigas renegociadas que os impedem de contratar novos empréstimos. A meta do governo é alongar esses débitos. Os ministérios da Fazenda e da Agricultura ainda negociam os termos e as condições do crédito especial. A nova linha será oferecida a fornecedores de insumos, cooperativas rurais e cerealistas a juros subsidiados pelo Tesouro Nacional.
Preço do leite deve ficar mais alto este ano, prevê o setor - Com a expectativa do setor de que o preço do leite fique até 7% mais alto em 2011, a produção nacional deve ficar próxima a 32 bilhões de litros, 5% a mais que 2010. Mesmo com previsão de aumento dos preços do leite ao produtor de aproximadamente 7% este ano, dado principalmente a valorização dos custos de produção, o setor aposta em um crescimento de 5% da produção, saltando de 30,6 bilhões de litros previstos para a safra 2010, para 32,1 bilhões nesta safra. O consumo brasileiro também deve aumentar, passando de 160 litros por habitante ao ano para 163 litros. A balança comercial do setor deve fechar novamente em déficit.
Frase da semana: "Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar."
Um final de semana cheio de afeto, recheado de paz, lotado de serenidade, completo de esperança, repleto de boas energias e com todo o colorido da alegria. Enfim, um final de semana TUDO DE BOM!
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole AM.
Postado: José Valdenir MallmannTweet |