Notícia

Texto de Opinião - 22/04/2015 - Felizes - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Para as pessoas existem momentos, encontros, situações, realizações e sonhos. Ser feliz, ou não, é opção de vida. O que buscamos nesta vida?

 

Ainda há gente que pensa que ser feliz é satisfazer-se, ilusão, pois, a felicidade não consiste no egocentrismo, mas no altruísmo. Muita gente deseja a felicidade, mas, nem todos a constroem, ela não consiste no ter, nos bens. Não é um dom inato, mas, adquirido, construído com gestos e atitudes de amor. Sem dúvida, a felicidade do pai e da mãe não, é apenas, pelo fato de serem genitores, mas, pelo fato de terem filhos amados e realizados. A felicidade se constrói, sobretudo, na simplicidade e humildade ela é a soma e constância de boas ações e atitudes. É uma conquista que realiza a pessoa. 

 

Há pessoas, que se contentam com muito pouco, mas, também, há os que mesmo muito tendo, sempre são infelizes. Realmente é utopia, alguém ser feliz só com coisas. O mundo consumista quer induzir as pessoas, seus clientes, a consumirem o máximo para se satisfazerem, adquirindo mais e mais, pois eles dependem do que os outros consomem. Há supermercados que enchem os olhos com o visual, atraídos a adquirir  tantas coisas supérfluas, sem as quais é possível viver tão bem, ou até melhor, não as tendo, pois, muito do que é bom para os olhos, nem sempre é bom para o consumo. Nem tudo o  que brilha é ouro, como também, nem sempre, o mais bonito é o melhor.

 

Feliz, segundo Jesus, não é de acordo com as realidades e projetos do mundo, mas, em vista do reino de Deus. Poderia alguém ser mais feliz que o próprio Cristo, que deu a própria vida para alcançar a salvação eterna para toda humanidade? Ainda há pessoas esperando que alguém as faça felizes, podem esperar a vida inteira e a felicidade não acontece. Jesus diz; “felizes vós quando vos injuriarem, vos perseguirem e vos caluniarem de tudo por minha causa. Ficai contentes e alegres, pois vosso prêmio no céu é abundante” ( Mt 5,11-12a). Ser feliz é ser batizado e viver a vida como Jesus ensinou, crer nele, mesmo, sem telo visto. A fé é motivo de ser feliz. Jesus diz: “Felizes os que crêem sem ter visto” (Jo 20,29,2b). Percebemos, claramente, conforme as propostas de Jesus, nas bem aventuranças,  que alguém é feliz não pelo que tem, mas, pelo que é; até sendo pobre, afligido, despossuído, mas, que esteja em paz, na misericórdia e buscando a justiça divina. É somente estar em dia com Deus, com os irmãos e com a paz de consciência que alguém pode ser feliz.

 

Amigo (a) leitor(a). Onde buscamos a felicidade? Na busca das coisas passageiras? Ou no infinito? Não nos podemos contentar com o passageiro, mas, sim, com a felicidade eterna. Não nos podem satisfazer com momentos de alegria, ou com felicidade passageira. Deus nos criou para o infinito.

 

Crissiumal, 22/04/15 pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos