Notícia

Agricultura - 22/01/2021 - Granja São Caetano vai dobrar produção de suínos em Três Passos


Leis de incentivo possibilitam Secretaria da Agricultura atender demandas

Incentivar à suinocultura e as cadeias produtivas do município, responsáveis pela maior parte da arrecadação, será prioridade para a Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos.

Neste sentido, o apoio na execução de serviços nas propriedades rurais tem sido uma constante para o Governo Municipal, onde desde o início da gestão das 109 demandas solicitadas pelos agricultores, 49,54% já haviam sido atendidas até o dia 20 de janeiro. O tempo médio de espera, desde a solicitação até a execução, tem sido de 5 dias.

A Granja São Caetano, é um exemplo de onde os serviços de terraplanagem foram executados, para ampliação do empreendimento na área da suinocultura.

 

O proprietário, Maurício Caetano de Souza, explica que atualmente possui 1.500 matrizes produzindo 627 leitões por semana. No entanto, a ampliação com a construção de um novo galpão vai possibilitar dobrar a produção para 1.260 leitões por semana, gerando cerca de 18 empregos.

Conforme ressalta o secretário Municipal da Agricultura, Marcelo Larssen, através das leis de incentivo, que asseguram subsídio de horas/máquina para terraplanagem é possível atender as demandas das propriedades, como foi o caso da Granja São Caetano, que vai instalar uma nova Unidade Produtora de Leitões Desmamados (UPD).  

Ainda, explica Larssen, através do Programa de Incentivo à Suinocultura é possível repassar recursos financeiros aos suinocultores de acordo com o número de animais alojados no ato da implantação do projeto.

Localizada no Distrito da Bela Vista, a Granja é gerenciada por Gerson Tiecker e pela filha do proprietário, Ana Laura Caetano de Souza. O investimento na construção do novo galpão, que terá um sistema tecnológico moderno de climatização e operacionalização, será de aproximadamente R$ 5 milhões. 

Elenara de Oliveira

Jornalista Reg. Nº 17796

Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos