Notícia

Saúde - 22/01/2016 - Secretaria de Saúde confirma caso de dengue em Palmeira das Missões


Paciente é uma criança da 10 anos

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã de ontem (21) mais um caso de dengue em Palmeira das Missões. O paciente é uma criança de 10 anos que viajou com os pais para o Mato Grosso e apresentou os sintomas da doença quando retornou de viagem. A Secretaria e a Coordenadoria Regional de Saúde (15ª CRS) aguardavam análise do exame encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Havia a suspeita de Zika Vírus, mas conforme o resultado positivo trata-se de um caso de dengue. 

 

Os órgãos de vigilância adotaram o protocolo que inclui a vistoria nas residências próximas a casa da pessoa infectada e aplicação de inseticidas para eliminar possíveis mosquitos que possam ter tido contato com a criança e terem sido contaminados com o vírus. 

 

Na região de abrangência da coordenadoria não há outros casos suspeitos de Zika. Mas houve a confirmação de um caso de dengue no município de Chapada, de uma senhora que também viajou, e outro caso na cidade de Sarandi, este o primeiro caso de dengue transmitido no município. 

 

Em 2015 foram registrados dois casos de dengue no Município, em ambos a doença foi importada. De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido (Lira) realizado no mês de novembro, Palmeira das Missões têm índice de infestação de 6,5. Isso significa que de cada 100 residências visitadas, 6,5 tinham foco do mosquito Aedes aegypti que transmite o zika, a dengue e a febre chikungunya. Município com índice de infestação acima de 3,9 é considerado com risco de epidemia.

 

Foto: Pedro Niácome/TP

Fonte: Tribuna da Produção

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos