Guia Crissiumal falou com o produtor rural Jair Basso

O frio da manhã dessa sexta-feira (21), que trouxe temperatura mínima de 0ºC a cidade de Crissiumal e mínimas negativas ao interior, também levou um grande prejuízo aos produtores rurais do município e da região.
Desde cedo agricultores relataram em suas redes sociais os prejuízos que a geada causou nas culturas do milho, fumo e trigo.
A reportagem do Guia Crissiumal falou com o produtor Jair Basso, um dos maiores produtores de alimentos do município de Crissiumal que destacou que a geada trouxe perdas irreparáveis. “Em muitas áreas de milho tivemos perda total, dependendo do tamanho, uma vez que não existem mais sementes para o replantio. O mesmo acontece com o fumo, os fumicultores não terão novas mudas, pela geada ter sido tardia. Geou em locais que há mais de 10 anos não formava geada, como por exemplo minha lavoura na Ressaca do Buricá, onde geralmente a cerração toma conta em dias mais frios. O trigo também mostrou grandes perdas preliminares, uma vez que o sol foi muito forte, logo na sequência. A perda poderá ser confirmada após uma chuva e uns sete dias. Mas pelo que percebi houve a queima da fotossíntese e as plantas irão branquear”, destacou.

“Mas são coisas da natureza, vamos a luta de novo. Falei com gente de toda a região, e o estrago foi igual”, finalizou.
Quase setenta municípios do Rio Grande do Sul que contam com estação meteorológica registraram hoje temperatura mínima negativa, o maior número deste ano.
Neste sábado a geada deverá se formar mais uma vez, com temperaturas próximas a 0ºC.

No vídeo abaixo, o seguidor do Guia Crissiumal Adelio Lanz filmou a água que congelou na torneira em Linha Concórdia, no interior de Crissiumal.
Fotos: Jair Basso / Granja Planalto
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver| Tweet |