Notícia

Texto de Opinião - 21/08/2013 - A Fé é resposta a Deus-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

 

Uma palavra tão pequena é a fé, mas, tão essencial para a vida. A palavra fé vem do latim, significa confiança, crença, própria de quem é fiel, persevera na verdade e é fiel à verdade. Ter fé é aceitar uma verdade imutável à qual sou fiel e nada pode contradizer esta verdade. Um exemplo bem concreto de fé é crer na ressurreição de Cristo que é base e fundamento da fé cristã. Seria inconcebível uma pessoa de fé aceitar uma doutrina contrária, seria trair a própria fé.                                                                                                                                                                                           

São Paulo diz; “A fé é um modo de já possuir presente o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem” (cf. Hb. 11,1). É viver hoje com total certeza de que vai acontecer o que creio. Quem tem fé verdadeiramente na vida futura, vive hoje se preparando, alimentando agora o que viverá depois. É a coerência do viver em busca do que tenho certeza de viver no futuro.                                                                                                                                                                     

A fé é como uma planta, se esta for cultivada, regada e protegida ela se desenvolve e produz frutos, caso contrário, ela se torna fraca, esmorece e até morre. O cristão recebe a fé como um dom, celebra a sua fé, cultiva a fé e a fé que dá sentido à vida. Pessoa de fé não se contradiz na vivência, Mas vive conforme crê, busca alimentar e saciar a fé na verdade que acredita. E para o cristão, a verdade maior é o Cristo ressuscitado e a certeza da própria ressurreição.                                      

A fé conforme diz o catecismo; “É a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa trazendo, ao mesmo tempo, uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último da vida”.                                                                                                                                                                

O homem tem experimentado de múltiplas maneiras a sua busca de Deus através de suas crenças, fazendo orações, meditações, participando de celebrações conforme a fé que recebeu, mas, o que dizer de pessoas que dizem ter fé, e participam de eventos, ou celebrações que não condizem com a sua fé, ou contrárias à fé que dizem ter. No mínimo estas pessoas se sentem confusas, buscam o que não creem ou creem no que não buscam. Será tudo isto ignorância ou excesso de confiança na misericórdia de Deus?                                                                                                                                                      

A fé é algo muito pessoal, é a resposta livre do homem a Deus que se revela, é ao mesmo tempo algo eclesial. É um elo entre o natural e o sobrenatural. É um dom gratuito de Deus recebido no batismo e confiada aos pais. Assim como Deus confia a vida dos filhos aos pais para alimentá-los, defendê-los, ensinando-os a viver, assim a Igreja confia a fé dos filhos aos pais. Os pais são responsáveis pela fé dos filhos com seu testemunho, com palavras, com orações.  Os pais fazem de tudo pela vida do filho, devem fazer de tudo para manter acesa a sua fé. A fé celebrada na Igreja deve também ser vivida na Igreja e na família.                                                

Dom gratuito de Deus, necessária para vida e salvação do ser humano, mas é preciso cultivá-la para a vida ter sabor. Os próprios discípulos diziam “Senhor aumentai em nós a fé”. O que resta a nós. Pedir mais fé, ser fiel à fé, cultivar a fé, fidelidade ao que somos.                                 

 

Pe Renato José Rohr - scj Pároco                                                                                                                                                                                                                                   

 

 

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos