Notícia

Variedades - 21/07/2022 - Dia do Colono e Motorista é comemorado na segunda-feira


Tradicional festa de Esquina Butiá será realizada neste domingo

As fotos são de José Stefan Maioli, verdadeiras relíquias, de um desfile do Colono e Motorista de Crissiumal no ano de 1974, postadas originalmente no grupo do facebook Crissiumal RS idealizado pelo taxista Edson Henrichsen.

 

Ao longo dos anos Crissiumal teve grandes festas e desfiles, em comemoração pelo Dia do Colono e Motorista, comemorado em 25 de julho de cada ano. Neste ano, o Desfile Cívico organizado pela Administração Municipal deverá ser realizado em 07 de setembro.

A festa mais tradicional do Colono e Motorista de Crissiumal é promovida desde o início dos anos 60, há mais de 50 anos, ininterruptamente desde 1968 (só não foi realizada nos últimos anos pela pandemia da covid-19), realizada pela comunidade de Esquina Butiá, localidade distante 7 quilômetros da cidade de Crissiumal. A Sociedade Concórdia, organizadora da Festa do Colono e Motorista, foi fundada em 15 de novembro de 1947 e tem na atualidade pouco mais de 30 associados.

Em Crissiumal o Dia do Colono e Motorista não é feriado. Neste ano, também, a exemplo de 2021, não será ponto facultativo, o que era bem tradicional. Vários municípios da Região Celeiro fazem feriado nesta data, porém os mesmos optam em não fazer feriado em 31 de outubro.  

Empresas parceiras do Guia Crissiumal que desejarem publicar suas homenagens do Dia do Colono e Motorista no site deverão encaminhar as artes ou mensagens através do wathsapp do Guia Crissiumal ou no e-mail clecio.ruver@hotmail.com. As mesmas serão postadas em um único post no domingo.

As fotos são de José Stefan Maioli, verdadeiras relíquias, de um desfile do Colono e Motorista de Crissiumal no ano de 1974.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos