Notícia

Clima - 21/06/2015 - Inverno deve ser marcado por mais chuva e menos frio


Precipitações até 40% acima da média podem marcar a nova estação

Nos últimos dias deste outono, fez sol, calor, choveu e esfriou. As variações no clima do Rio Grande do Sul confundiram quem espera a chegada do inverno, que começa oficialmente às 13h38min deste domingo. Aos que ainda estão na expectativa do famoso frio de “renguear cusco”, as notícias não são tão animadoras: meteorologistas preveem uma estação menos rigorosa. Ela será, entretanto, mais chuvosa na Região Sul.

 

– Estamos com um evento de El Niño, e isso vai mexer nas condições desse período. Desta vez, não teremos muitas massas polares avançando pelo centro-sul do Brasil – explica o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo.

 

Julho e agosto devem ser os meses mais chuvosos, registrando precipitações até 40% acima da média para este período do ano, quando a maior parte das frentes frias ficam bloqueadas sobre o Sul. Isso significa que a queda brusca da temperatura não ocorrerá com tanta frequência em 2015. Este comportamento manterá a média das temperaturas levemente acima do esperado, garante o meteorologista Luiz Souza, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Inpe/CPTEC).

 

Entretanto, devido aos períodos de chuva e tempo encoberto que devem predominar nos próximos meses, é possível que a sensação térmica faça os mais prevenidos tirarem os casacões do armário.

 

Para Porto Alegre, a tendência do inverno é de que as temperaturas variem entre 9ºC e 17ºC em julho, e entre 12ºC e 23ºC no mês seguinte.

 

Fonte: Zero Hora

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos