Protesto ocorreu na semana passada

Com as obras mais uma vez paralisadas (desde agosto do ano passado), e uma demora de execução que já tem mais de 20 anos, a ERS 305 já passou por todos os tipos de protestos possíveis.
Já foi fechada por pessoas, já teve mobilizações com promessas de políticos, já teve pneus queimados nas proximidades da ponte, já teve placas de protesto, já teve plantas nos buracos, enfim o repertório é grande, mas a criatividade dos usuários ainda não acabou.
Na semana passada, por indicação de amigos, recebemos a informação de que agora, usuários da via demarcaram os buracos no lado horizontinense da via, nomeando os mesmos com nomes de impostos.
A foto montagem, extraímos da página do movimento Pró ERS 305 no facebook, que pode ser acessado no link abaixo:
http://www.facebook.com/ers305?fref=ts
A última informação do SEINFRA, de fevereiro, dizia que a empresa retirou-se da obra em agosto último (2012) e durante esse processo de repactuação que se encontra no DAER a empresa foi convocada para a aceitação ou não dos valores repactuados. Entre os entraves que provocam a repactuação estão a falta do Projeto final de engenharia (na dependência de conclusão pela Consultora Geometric), a Troca do revestimento do pavimento de PMF (Pré Misturado à Frio) por CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente). Alteração do tipo de pavimento não estava prevista no contrato e eleva o valor contrato, há de se considerar que a rodovia não possui tráfego suficiente que justifique tal mudança. A sugestão dos técnicos do DAER seria por TSD (tratamento Superficial Duplo). A construtora também reivindica a troca de pedreira, alegação é de a indicada no projeto, esgotou capacidade de exploração de material a ser britado. Proposta, de uso de material comercial, não foi aceita pelo DAER, devido ao acréscimo na distância de transporte.
Outra preocupação crissiumalense é em relação a RS 207, única ligação asfaltada do município, que está a cada dia em piores condições.
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
| Tweet |