Notícia

Clima - 20/11/2020 - Maior estiagem em 08 anos muda a paisagem de Crissiumal e região


Guia Crissiumal esteve pelo interior nessa sexta

A mais severa estiagem em oito anos no Rio Grande do Sul tem causado grandes prejuízos aos produtores rurais do estado. Desde 2012 não se via um seca tão forte, e algumas regiões gaúchas chegaram a ficar mais de 40 dias sem chuva.

Em Crissiumal, entre 15 de setembro e 20 de novembro, foram apenas 60 milímetros de chuva (no medidor do Guia Crissiumal, na cidade). O Município já decretou Situação de Emergência, assim como mais de 50 municípios do RS.

No início da safra 2019/2020, a expectativa para o Rio Grande do Sul era de colheita recorde na safra de soja, e que a produção dos principais grãos de verão fosse 5% maior que a safra anterior. Mas o longo período sem chuvas e o calor excessivo já mudaram essa projeção, e todas as lavouras de grãos do estado devem registrar perdas. Inclusive, o plantio de soja está atrasado, uma vez que não há umidade no solo.

Essa realidade é preocupante no sentido de que em algumas regiões produtores já consolidam expressivas perdas no milho, o que deverá dificultar o acesso à ração e alimentação, na pecuária leiteira. 

O consumo de água potável em Crissiumal também preocupa. Embora o abastecimento da cidade ainda esteja normal, segundo a CORSAN o consumo atual é de 115 mil litros por hora, e a produção pode chegar a 24 horas diárias se o quadro de estiagem seguir assim. Ainda, em média, 200 mil litros de água potável por mês estão sendo levados de caminhão tanque para localidades do interior, o que deve aumentar.

No ano passado, mesmo sem estiagem, quando a cidade recebeu milhares de visitantes para as festas de final de ano, o abastecimento de água dos locais mais altos do perímetro urbano esteve comprometido, o que poderá se repetir, até de forma mais grave se a população não tiver a consciência da necessidade de economia no consumo.

Quem espera pela chuva terá que aguentar pelo menos por mais uma semana, uma vez que a previsão indica a volta de alguma precipitação considerável apenas do dia 27 em diante.

Na matéria, fotos feitas nessa sexta-feira nas localidades de Zona Quanz e São Sebastião. Também, o Rio Lajeado Grande, na divisa entre Boa Esperança (Crissiumal) e Esquina Machado de Assis (Tiradentes do Sul).

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos