Notícia

Geral - 20/10/2021 - Sicredi realizou encontro de Socialização das ações do Programa de Educação Financeira nas escolas em Crissiumal


Encontro foi realizado na sede da AFPM

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, na sede da AFPM em Crissiumal, um encontro de Socialização das ações do Programa de Educação Financeira nas escolas em Crissiumal, através do Sicredi.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal Marco Aurélio Nedel, a Secretária de Educação Sirlei Marmitt, colaboradores do Sicredi, Elisabete Beuren da Assessoria pedagógica e professores.

Assista abaixo o que falaram Chalimar Ellwanger da área de Comunicação do Sicredi e Sirlei Marmitt Secretária de Educação:

CARTA DE AGRADECIMENTO DO SICREDI AO MUNICÍPIO:

Uma história está sendo escrita no Município de Crissiumal construída a várias mãos, onde os agradecimentos especiais vão para todos os envolvidos nesse grande movimento da Educação Financeira nas escolas.

- Sicredi Noroeste RS como entidade impulsionadora desse programa, com duas agências dos Municípios, representada pelos gerentes Pérsio Schweing e Luiz Kroetz. 

- Assessoria pedagógica da Elisabete Beuren, levando a prática do tema Educação financeira para a sala de aula.

- Gestão Municipal, representada pelo Prefeito Municipal Marco Aurélio Nedel e Vice-Prefeito Otávio Luiz Wermeier.

- Secretaria Municipal de Educação, sempre a frente desse movimento, com o apoio da secretária Municipal de educação Sirlei Teresinha Marmit, e as pedagogas Daniele Carine Gehlen e Raquel Vettorello .

- As 3 escolas do Município:

Benno Bender, representada pela diretora Lisiane Mallmann. Vice-diretora Leila Scarpatto e Adriane Jang. Pedagogas, Edeise Mauer, Iara Hammes e Romarisa de Moura de Rosso.

Rotermund, representada pela diretora Elisete Hammes. Vice Diretor: Joel Rex e Lisiane Guntzel. Pedagogas: Alessandra Mujica e Daiana Scherner. 

Riachuelo, representada pelo Diretor Ricardo Arndt. Vice-diretores: Luiza de Rosso e Fabio Lippert. Pedagogas: Marines Kunzler. 

Os mais de 70 professores das 3 escolas envolvidas, representando toda a comunidade escolar com aproximadamente 1.000 estudantes e levando essa iniciativa a mais de 1.000 famílias. 

Com toda essa rede de apoio, começou o movimento de implantar o Programa de educação financeira nas escolas do Município de Crissiumal.

O ano de 2020 foi o início de tudo. Com o desejo de implantar o programa de educação financeira nas escolas de Crissiumal, começamos a mobilização desse feito. 

Após algumas conversas de mobilização e com o desejo de começar essa iniciativa, tivemos que adiar um pouco esse objetivo em virtude uma pandemia que veio para muda o rumo da nossa história.

Mas em 2021 começamos contar oficialmente essa história.

Realizamos uma reunião com a gestão do município, e sendo o marco inicial dessa jornada.

O planejamento com muitos ajustes e alinhamento de datas foi construído a várias mãos e já deixamos o andar do ano encaminhado. 

O lançamento oficial do programa aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2021, onde participaram  desse momento toda a gestão do Município, escolas participantes, Sicredi, assessoria pedagógica. Foi o momento em que o Prefeito Marco Aurélio enfatizou a importância do programa para o Município de Crissiumal. 

Somente com possibilidade de encontros online, foi dado o start nas formações. 

O primeiro momento foi um olhar para a vida financeira pessoal dos professores, onde todos os professores receberam um lindo kit, e olharam para sua vida financeira através de reflexões e mudanças de comportamentos pessoas, a fim de internalizar o assunto que posteriormente seria trabalhado com os alunos.

Nesse processo, receberam um sonho para degustar e pensar em seus objetivos. Através de todas essas iniciativas surgiram até receitas no grupo de whats, lembram? 

Tentando aprofundar ainda mais o tema para os professores, surgiu fora do escopo, a iniciativa de um encontro sobre investimentos para os professores e suas famílias, com o intuito de mostrar possibilidades de rentabilizar recursos para realização de sonhos. Momento realizado no turno da noite dia 10 de maio.

Após um olhar para a vida financeira individual dos professores, começa o processo de integrar o tema de educação financeira ao currículo escolar. Com o apoio de nossa assessora pedagógica, começamos um trabalho de assessoria com os professores, oferecendo um suporte para trabalhar esse tema em sala de aula na interdisciplinaridade e com os estudantes através de atividades práticas.

Para isso cada professor recebeu um kit de 6 gibis da turma da Mônica. Diversas possibilidades e sugestões de aplicação prática da educação financeira e muitos momentos de trocas, discussões e aprendizados, totalizando 47 horas de formação desenvolvidas nos turnos manhã e tarde.

Hoje é o momento de compartilhar esse feito. Compartilhar essa jornada de:

Mais de 30 horas de planejamento

47 horas de formação

Mais de 70 professores impactados

Mais de 900 alunos impactados e indiretamente famílias do Município

Obrigada a todos que se envolveram e tornaram essa iniciativa possível. Em 2022 daremos continuidade aos trabalhos. 

Postado: Leila Ruver
Vídeos