Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.42 - Momento Leite:
- Companhia da Austrália vende leite fresco para a China
- Empresários do setor leiteiro da Argentina viajarão à China
- Balança comercial de lácteos está negativa em quase 800 milhões de litros até setembro
Companhia da Austrália vende leite fresco para a China - Uma aeronave tipo Boeing 747 carregando 110.000 litros de leite fresco será enviada da Austrália à China no final desse ano. Subsequentemente, até três naves por semana serão enviadas para a China, totalizando 15 milhões de litros de leite por ano. O produto será vendido em supermercados selecionados e outros estabelecimentos de varejo. "Para levar leite às cidades capitais da Austrália, são feitas provavelmente quatro a cinco horas de viagens de caminhão das fazendas às plantas processadoras e provavelmente algo entre 10 a 15 horas de viagem na estrada para o produto engarrafado chegar às cidades capitais. Posso ter leite na China mais rápido do que posso ter meu próprio leite em minha própria planta de Warrnambool. De Sydney a Xangai, dependendo do clima, demora entre 9 a 10 horas de voo". (Milkpoint)
Empresários do setor leiteiro da Argentina viajarão à China - Durante os primeiros dias de novembro, um grupo de empresários da Argentina da associação dos pequenos e médios produtores de leite (Apymel) viajará à cidade de Xangai, na China, para dar andamento a um acordo de exportação de produtos lácteos a esse país.
Na semana passada, foi realizado um encontro com empresários chineses em Villa María, província de Córdoba, enquanto que no começo dessa semana o sub-secretário do setor leiteiro, Arturo Videla, e autoridades da Apymel, firmaram uma carta de intenção para exportação de 200.000 quilos de queijos à China.
"Isso faz parte de um trabalho que o Ministério da Agricultura e a Apymel vêm realizando para colocar volumes de mercadoria em mercados alternativos e ajudar assim as pequenas e médias empresas". (Milkpoint)
Balança comercial de lácteos está negativa em quase 800 milhões de litros até setembro - As importações do mês de setembro tiveram um aumento muito significativo e confirmam a relevância com que o tema tem sido tratado pelas lideranças do setor. Importando cerca de 34,6% a mais, a quantidade passou de 12,9 mil toneladas contabilizadas em Agosto para 17,3 mil toneladas importadas em Setembro. Em valor, o crescimento foi de 35,8%, resultando em US$ 67,7 milhões. Ao considerarmos o equivalente em leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto), o aumento é ainda mais expressivo, passando de 85,13 milhões de litros para 129,2 milhões de litros, 51,5% superior. O leite em pó continua assumindo grande relevância nesse contexto, somando 9,6 mil toneladas, cerca de 71,2% a mais que do que em Agosto, quando haviam sido importadas 5,6 mil toneladas. Uruguai e Argentina são os principais exportadores de leite em pó para o Brasil. (Fonte: MDIC adaptado pela Equipe Milknet 11/10/2011)
Você sabia que...??? - Estamos perdendo uma propriedade leiteira a cada onze minutos no Brasil. Por ano, perdemos 46.100 propriedades leiteiras. Destruímos, em 365 dias, o equivalente à soma de todos os produtores da Argentina, Uruguai, Paraguai, Nova Zelândia e Austrália. (Milkpoint)
O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br
Tweet |