Prefeitura de Três Passos segue fortalecendo projeto cientÃfico
A Prefeitura de Três Passos, segue fortalecendo o projeto científico desenvolvido em parceria com o Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan. A iniciativa, intitulada “Você Cientista”, está em pleno andamento e tem como principal objetivo estudar o veneno de cobras da região para o desenvolvimento de medicamentos inovadores — uma linha de pesquisa promissora que pode transformar a saúde pública e salvar vidas.
COLETAS DA SEMANA:
Nessa semana, foram coletadas três serpentes, de duas espécies: duas cobras-verdes e uma coral verdadeira. As cobras-verdes foram encontradas no interior de Esperança do Sul, pelos biólogos Arthur Diesel Abegg e Carol Severo, e a coral-verdadeira foi encontrada pelo munícipe Edimar Scherer, que prontamente acionou o biólogo Arthur Abegg. A coleta foi realizada com segurança, com a participação do biólogo Rodrigo Xavier Ouriques e o geólogo Lucas de Oliveira Wolski, da Secretaria de Meio Ambiente de Três Passos.
CURIOSIDADES SOBRE AS ESPÉCIES ENCONTRADAS
Cobra-verde: A cobra-verde mais comum na nossa região se destaca pela coloração verde brilhante do corpo. A cabeça tem a parte de cima marrom, e uma faixa marrom percorre todo o corpo, da cabeça até a cauda.
Apesar de muita gente pensar que ela é inofensiva, essa espécie possui toxinas que podem causar um envenenamento leve ou moderado em adultos, podendo ser grave em crianças. No entanto, ela só morde quando é capturada, e sempre tenta fugir ao contato das pessoas.
Coral-verdadeira: As corais-verdadeiras têm um jeito curioso de se defender. Quando se sentem em perigo, elas se enrolam, escondem a cabeça embaixo do corpo e levantam a cauda. Por causa disso, algumas pessoas acham que elas ferroam com a cauda, como um escorpião — mas isso é um mito! Esse comportamento serve para enganar predadores, fazendo com que ataquem a cauda em vez da cabeça. Assim, elas têm mais chance de escapar com vida!
Gostou desse conteúdo e quer saber como você pode contribuir? Caso encontre uma cobra, não tente capturá-la sozinho(a) — algumas espécies podem ser perigosas. O correto é entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Três Passos ou diretamente com o biólogo Arthur Diesel Abegg, que realizará a coleta com segurança.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: O transporte dos animais até o Instituto Butantan é totalmente gratuito para o município, custeado pelo próprio Instituto.Tanto cobras vivas quanto mortas são importantes para a pesquisa!
CONTATOS PARA APOIO E INFORMAÇÕES: Arthur Diesel Abegg – (55) 9 9686-6911 ou Secretaria de Meio Ambiente – (55) 9612-2072
A pesquisa segue firme e crescendo! Participe dessa jornada científica e ajude a transformar venenos em soluções que podem salvar vidas.
Jornalista Christian Baum - Registro Profissional: 0021854/RS.
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Três Passos.
Postado: Clecio Marcos Bender RuverTweet | ![]() |