Notícia

Texto de Opinião - 19/04/2024 - Porque choras - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Porque choras?

O porquê do choro de tanta gente. Para Maria os anjos perguntam e Jesus também pergunta; porque choras? Jesus também chorou. As mulheres choravam no caminho da cruz. Quantas pessoas choram pela situação de alguém, doença ou morte. Onde está a nossa fé e esperança?

Sentimentos, sensação de perda, morte de alguém, dor física. Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro, achando que alguém tivesse roubado o corpo de Jesus. Jo, 11. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: "Antes que o galo cante, você me negará três vezes". E, saindo dali, chorou amargamente. Mt. 26,75. Durante sua vida na terra, Jesus chorou. Ele tem sentimentos como nós e entende nosso sofrimento. Jesus mostrou seus sentimentos e sua fraqueza mas ele se manteve sempre fiel a Deus. Jesus chorou por seu amigo Lázaro e pela tristeza de suas irmãs antes de o ressuscitar, porque ele os amava. Jesus também entristecia e chorava em suas orações, sabendo que a morte se aproximava, e encontrou força chorou por Jerusalém, porque se importava com ela e sabia que seria destruída. Jesus se em Deus para fazer o que era certo. Jesus chorou. Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava!" Jo.11,35-36. Mas alguns deles disseram: "Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse?" Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Até Jesus se comoveu pela morte do amigo Lázaro.

Quantas mães choram pelos filhos por que estão em mau caminho. Quantos cônjuges choram porque não vivem bem a sua aliança. Quanta gente chorando em velórios. Chorar é humano. Um cristão, católico não chora desesperadamente. Em certos velórios acontecem choros exagerados. Num velório, ou na morte de alguém muito próximo, é normal sentir a perda de alguém, mas ao mesmo tempo deve ser um momento de manifestar nossa confiança e esperança na ressurreição, sabendo que estamos de passagem neste mundo, mais ainda somos peregrinos neste mundo. Algumas pessoas chegam a dizer; “faltou a reconciliação e a misericórdia”. A doença de alguém, muitas vezes, é uma alerta para a pessoa se preparar, até acontece que, às vezes, familiares pedem para Deus levar quem está sofrendo muito e quando acontece que a mesma pessoa morre vem aquele choro exagerado. Será que para certas pessoas é algum problema de consciência? A doença, o sofrimento é muitas vezes um chamado de Deus para a pessoa se colocar em dia com a vida que é este tempo de preparação para a eternidade. Não podemos nem devemos julgar ninguém, choro de desespero não é sinal de paz. Derramar lágrimas até é normal, pela morte de um familiar ou de alguém muito amigo. Mas tudo tem limites.

Todos sabemos que somos passageiros neste mundo. A vida divina para nós é este tempo que Deus nos concede para nos prepararmos para a eternidade. A doença, certamente para a maioria, é um convite para a preparação à morte que se aproxima. Por mais que o ser humano lute para sobreviver por mais tempo, um dia acontece a partida. Oxalá cada um de nós saiba aproveitar este tempo vital para a eternidade. Que em vez de chorarmos apenas o sofrimento e a morte que se aproxima, saibamos nos colocar em dia com a vida, com as pessoas e com Deus. É um tempo de bênçãos e graças e não é desespero nem para nós, nem para os outros.

Crissiumal 10/04/24, Pe Renato José Rohr scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos