Veja o prognóstico da Metsul Meteorologia

O outono de 2025, que começa às 6h01 desta quinta-feira (20) no Hemisfério Sul, com o equinócio, caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno. A mudança de estação traz mais dias de temperatura agradável, mas não significa que o calor fica para trás.
A chegada do outono traz automaticamente a memória de 2024, quando na estação o Rio Grande do Sul enfrentou o maior desastre da sua história com cheias jamais vistas do Guaíba e de vários rios que trouxeram uma catástrofe pela enchente. O outono de 2025, entretanto, não é uma repetição de 2024. Os dados analisados mostram um padrão atmosférico regional e global de circulação da atmosfera é muito distinto do ano passado.
O outono marca uma mudança no regime de chuva no Centro-Sul do Brasil. Enquanto no verão as precipitações se originam mais de nuvens carregadas que se formam pelo calor e a umidade alta, ou seja, por convecção, a partir do outono a chuva passa a ter como causa principal a passagem de frentes frias e centros de baixa pressão. Mais ao Sul do Brasil não há uma estação seca e outra chuvosa, como ocorre no Centro do país. Porto Alegre, por exemplo, tem média de precipitação de 120,7 mm em janeiro, no auge do verão, e de 112,8 mm, último mês do chamado outono meteorológico (março a maio).
Em 2025, a tendência é de um outono com chuva abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil com precipitações muito abaixo da média em algumas áreas, em especial mais ao Sul do país.
O cenário, assim, não é favorável à agricultura. Não se espera no Rio Grande do Sul uma normalização tão cedo do grande déficit de precipitação acumulado ao longo do verão e que levou mais de 200 municípios à decretação de emergência. Há preocupação ainda com o milho safrinha porque a escassez de chuva pode levar a perdas.
O clima no começo do outono tem condições ainda típicas de verão enquanto o final da estação já está compreendido no período mais frio do ano. A chegada do outono não significa, contudo, que o calor fica para trás. Dias quentes são normais ainda em abril e maio. Mesmo em junho podem ocorrer alguns dias quentes. Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado veranico de maio, mas ele não ocorre todos os anos. A partir de todos os dados de modelos e outros de analogia histórica e teleconexões climáticas, a MetSul espera um outono com predomínio de dias de temperatura acima da média na maioria dos estados do Centro-Sul do Brasil e vários com calor. A temperatura deve ficar muito acima da média em algumas áreas, principalmente em parte do Centro do país. No Sul do Brasil, o outono tem uma maior probabilidade de temperatura acima da média no Paraná e com possibilidade de desvios positivos de temperatura mais significativos no Noroeste e no Norte do estado. Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ter maior variabilidade na temperatura com marcas perto e acima da média.
Fonte: https://metsul.com/como-sera-o-clima-no-outono-de-2025/
Foto: Guia Crissiumal
Postado: Clecio Marcos Bender Ruver| Tweet |