Notícia

Curiosidades - 19/02/2022 - Animais silvestres foram fotografados mortos no interior de Crissiumal


Quatis são vistos com frequência nessa região

A seguidora do Guia Crissiumal Yasmin Schroter fotografou durante esse sábado dois quatis mortos em uma estrada da localidade de Esquina Butiá.

Os animais devem ter sido mortos por atropelamento. Animais dessa espécie são vistos com frequência nesta região.

 

Veja o que o site Plantas de Aquário fala sobre o Quati:

Nome Popular: Quati

Nome científico: Nasua nasua

Características: Comprimento:60 cm mais 70 cm de cauda. Cauda semi preênsil, com as características riscas escuras transversais, a qual é mantida ereta(erguida) quando eles andam. 

Peso: pode atingir até 11kg

Vivem até 15 anos, e depois de adultos têm uma ninhada por ano. Vivem normalmente em grupos (fêmeas e filhotes), mas os machos depois de adultos vivem isolados, e só se juntam ao bando na época de acasalamento (fim da primavera). A gestação dura em torno de 70 dias, e nascem de 2 a 6 filhotes, geralmente em ninho feitos, aproveitando ocos de árvores, onde passam o primeiro mês de vida. Se alimentam de frutas, minhocas, insetos, ovos, e até legumes. Ao pilhar um pomar, alguns sobem nas árvores derrubando as frutas, enquanto o restante fica no chão saboreando o que cai, mas sempre tem algum em alerta quanto aos perigos, e se necessário emite um guincho de aviso. Quando acuados ou se ouvem algum estrondo forte, despencam de onde estão, e fingem-se mortos, e ao menor descuido saem em desabalada carreira. Dormem em cima de arvores enrolados em forma de bola e só descem depois do amanhecer, quando é comum se ouvir muitos guinchos. Existem 4 espécies, que habitam do Panamá até a Argentina.

 

Foto: Yasmin Schroter

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos