Por Professora Marcia Grubler
Um tema que também está presente em nossas salas de aula e que se refere ao uso correto e controlado do dinheiro, onde o principal objetivo é preparar os alunos para que desenvolvam o hábito de poupar e oferecer conhecimento para que, quando adultos, tomem decisões mais conscientes enquanto consumidores e saibam avaliar produtos financeiros mais adequados, de acordo com o perfil e objetivos de cada um.
Aprender sobre educação financeira ainda na infância é essencial para saber como gerenciar suas finanças e garante uma relação mais saudável com o dinheiro desde cedo. E como muitas crianças já recebem alguma mesada então é hora de aprender a lidar com esse dinheiro.
A frase que nos chamou a atenção e que vem ao encontro do tema dizia: “Quere é uma coisa, precisar é outra”, citação que mexe muito com nossas ideias e nos faz refletir, pois trata-se de dois conceitos muito diferentes. Precisar diz respeitoa uma necessidade que precisa ser satisfeita com maior urgência, algo que precisamos para sobreviver, água, comida, por exemplo. E essa necessidade não pode esperar. Já o querer geralmente está relacionado ao desejo, algo que é bom ter, mas não é essencial para sobrevivência. Tem mais a ver com consumismo, acumular coisas sem a devida necessidade. Ensinar o que é necessário e supérfluo para as crianças faz com que elas compreendam melhor essas diferenças e aprendam a controlar as compras e desejos por impulso sabendo assim administrar o próprio dinheiro, da mesada, por exemplo, e muitos atos consumistas irão deixar de existir, e o “querer” será repensado.
Ao compreender essas noções, as crianças já passam a ter disciplina financeira desde cedo e começam a desenvolver uma maturidade que elas vão adquirir ao longo da vida, evitando dívidas e tendo maior controle do dinheiro quando forem adultos.
Com uma maior noção sobre a importância do dinheiro, os pequenos passam a valorizar mais o trabalho e empenho da família para proporcionar o que eles tanto querem e precisam. Essa maior compreensão permite que eles percebam melhor a relação entre trabalho e dinheiro e levem essas considerações para o futuro.
Professora Marcia Grubler, graduada em Ciências Plenas, Matemática e Pós Graduada em Matemática e Física.
Postado: Leila RuverTweet |