Notícia

Agricultura - 18/03/2016 - Governo Municipal conheceu a pauta do VI Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste


Reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira

O Prefeito Roberto Bergmann e sua equipe de governo, o Presidente do Legislativo Renato Saling, conheceram na tarde desta sexta-feira (18) a pauta do VI Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, que acontece no dia 12 de maio em Três Passos.

 

Prefeito, Presidente do Legislativo e Secretários receberam para falar sobre o ato representantes da FETAG, entre ele o Vice-Presidente Nestor Bonfanti e a Assessora da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Sindical Três Passos - FETAG RS, Hoana Talita Gehlen. A reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito Municipal.

 

Talita que atende os 13 Sindicatos da Fetag da regional de Três Passos destacou que o objetivo do seu trabalho é conscientizar a população da necessidade do engajamento para que o Grito de Alerta deste ano atinja as suas reivindicações. “Queremos pleitear benefícios, porém, principalmente manter os benefícios que temos e que o Governo pensa em nos tirar”, destacou a assessora, assim como já havia acontecido na ACI no início da semana quando ela falou ao empresariado local.

 

O Grito de Alerta que será realizado em Três Passos e que está na sua sexta edição conta com a participação de sindicatos das regionais de São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa e Três Passos e espera com cerca de 8000 pessoas no dia 12 de maio, data do evento.

 

Uma das principais pautas do Grito de Alerta deste ano é em relação à reforma da previdência, onde o Governo pretende aumentar a idade dos aposentados rurais de 60 para 65 anos para os homens e dos 55 para os 60 anos para as mulheres, além do fim das pensões por morte e outros benefícios que os trabalhadores rurais têm na atualidade. Segundo Talita Crissiumal tem 3610 aposentados rurais atualmente e com esta mudança de cinco anos este numero seria seriamente afetado. Atualmente cerca de 2 milhões e 700 mil reais circulam mensalmente em Crissiumal na mão destes aposentados rurais, onde se uma fatia desses deixasse de circular certamente o comércio teria enormes problemas. A sugestão da Fetag, é que em apoio ao Grito de Alerta, no dia 12 de maio o comércio feche as suas portas entre as 11 horas da manhã e o meio dia.

 

Além da previdência, o VI Grito de Alerta terá em pauta reivindicações nas áreas da habitação rural, Lei das Falências, estatuto da terra, convênios com associações de assistência técnica, educação no campo e sucessão rural e saúde.

 

Executivo e Legislativo Crissiumalenses confirmaram apoio ao manifesto e a presença no mesmo, defendendo a agricultura.

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos