Gilberto Silva, Marcelo Moreno, Fernando e Gabriel marcaram os gols gremistas
Com quatro gols no primeiro tempo, o Grêmio aplicou 4 a 1 no Veranópolis na tarde deste domingo e chegou aos nove pontos no Grupo 2. Mantém-se na liderança, além de quebrar a invencibilidade do adversário dentro do Antônio David Farina. Gilberto Silva, Marcelo Moreno, Fernando e Gabriel marcaram em azul, preto e branco, enquanto Lê descontou para o pentacolor.
O próximo duelo tricolor será na quarta-feira, no jogo de volta com o River Plate, pela Copa do Brasil, às 22h, no Olímpico. No Gauchão, pega o Cruzeiro, às 16h, no próximo domingo, no Estrelão. Já o VEC vai ao Antônio Vieira Ramos enfrentar o Cerâmica, no mesmo dia, mas às 17h.
O Jogo
A promessa era de uma grande partida, pela amostragem do Grêmio diante do Novo Hamburgo e pelo retrospecto do Veranópolis dentro do Antônio David Farina, sem nenhuma derrota no Gauchão.
Foi o que se viu. Em um início quente, em menos de três minutos dois gols já haviam sido marcados – um deles, o do time da casa, anulado por falta em Victor. O primeiro, o do Grêmio, abriu o escore. Logo aos 2 minutos, no primeiro ataque gremista, Souza foi derrubado na meia direita. Léo Gago levantou a bola na área e Gilberto Silva raspou de cabeça e tirou do alcance de Luiz Muller.
O segundo saiu logo depois. Embora o Veranópolis cumprisse em parte a promessa, com um time que ia ao ataque – deu dois chutes de fora da área, com Danilo Santos e Eduardinho. Mas sentiu o baque aos 20 minutos, quando Marcelo Moreno ficou com a bola pelo meio, arrancou, cortou para a perna esquerda e desferiu chute rasteiro. Luiz Muller não chegou e o centroavante voltou a ir às redes.
A partir da vantagem no placar, o Grêmio melhorou ainda mais em relação ao início. O Veranópolis acabou perdido em campo, e deu facilidade ao visitante em uma tarde que tudo dá certo. O terceiro saiu em arrancada de Fernando pelo meio, depois de ser acionado por Kleber. O volante finalizou de fora da área e encobriu o goleiro do VEC.
Em duas jogadas seguidas, a amostragem de que o Tricolor não diminuiria o ritmo. Kleber foi lançado e ficou cara a cara com o arqueiro adversário. Na primeira, chegou antes na bola e o driblou fora da área, mas a jogada foi parada por um zagueiro. Na sequência, Marco Antônio meteu bola pelo meio, e o Gladiador fez três fintas antes de chutar e Muller defender.
Antes do apito de Fabrício Neves Corrêa, Gabriel deixou o dele. Depois de ataque que não deu certo, a bola sobrou com o lateral direito. Ele, de fora da área, viu Luiz adiantado e colocou no ângulo direito.
O Veranópolis veio com um atacante a mais no time do vestiário para tentar uma reação pedida pelo ex-goleiro Gilmar Dal Pozzo. No entanto, o que se viu nos momentos iniciais do segundo tempo foi uma extensão do primeiro. A superioridade do Grêmio seguiu ampla, com domínio das ações e segurança defensiva.
Quando o ritmo da partida começava a cair, Luxemburgo fez sua parte. Chamou do banco um garoto gringo, de fora do país, mas que parece aqueles meias malemolentes cariocas do futebol de outrora. Facundo Bertoglio entrou, e em cinco minutos, criou três chances de gol. A primeira, ao finalizar bola dentro da área e marcar, mas o impedimento foi marcado. Na sequência, pressionou Emerson, roubou a bola e deixou Kleber livre, mas Muller caiu e segurou firme. Na terceira, tabelou com o Gladiador pelo meio e, de bico, parou no goleiro do Veranópolis.
O argentino continuou com bom rendimento na frente, em conjunto com Kleber e André Lima. Mas o Veranópolis chegou ao seu gol de honra com o centroavante Lê. Ele recebeu às costas de Julio Cesar, pela esquerda, passe de Danilo Santos. De cara com Victor, só desviou para descontar.
Claramente, o Grêmio diminuiu o ritmo. Até criou diversas chances de gol, Bertoglio serviu André Lima dentro da área, que girou e bateu pela linha de fundo. Depois, entrou driblou três antes de tentar o desvio e parar em Luiz Muller.
Mas o Veranópolis melhorou em relação ao primeiro tempo na parte ofensiva: Lê, outra vez, obrigou Victor a grande defesa em chute cruzado da esquerda. Maranhão, aos 40min, só não marcou porque o camisa 1 gremista fechou a porta para ele. O atacante saiu livre após roubar bola de Werley quase dentro da área, pela esquerda. Só que o crescimento das ações de ataque aconteceu muito tarde, o que não mudou o placar da partida.
> Campeonato Gaúcho
3ª rodada da Taça Farroupilha
Veranópolis 1 x 4 Grêmio
VERANÓPOLIS
Luiz Muller; Raulen, Fred, Emerson e Emanuel (Fininho); Marcos Rogério, Eduardinho, Paulinho Dias e Leandro Diniz (Maranhão); Danilo Santos e Lê.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
GRÊMIO
Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Julio Cesar (Pará); Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio (Bertoglio); Kleber e Marcelo Moreno (André Lima).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols:
Veranópolis: Lê (30min/2ºT)
Grêmio: Gilberto Silva (2min/1ºT), Marcelo Moreno (20min/1ºT), Fernando (25min/1ºT), Gabriel (42min/1ºT)
Cartões amarelos:
Veranópolis: Emanuel
Grêmio:
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa) e José Inácio Souza
Data: Domingo, 18 de março de 2012
Local: Antônio David Farina, em Veranópolis (RS)
Final Sports / RBS TV / Youtube
Tweet |