Todos os municípios da região estiveram representados, inclusive Crissiumal
Campo Novo foi sede na tarde desta quarta-feira (18) do Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Região Celeiro. O seminário foi idealizado pelo Governo do Estado, com parceria da Amuceleiro, Corede Celeiro, Consórcio da Rota do Yucumã e Acamrece. Através deste movimento foram discutidas formas viáveis de desenvolvimento da nossa região. De Crissiumal, se fizeram presentes: O presidente do Cooper Fonte Nova Marcos Zimmermann, o vice-prefeito municipal Carlos Ernesto Grun, O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Ivo Pagani, o secretário de agricultura Valmor Borba de Oliveira e o assessor de imprensa do município Mauri Kohls. Também estiveram presentes os deputados estaduais Zila Breitembach e Aloisio Classmann, além do deputado federal Elvino Bom Gass.
Durante o evento foram debatidos vários assuntos, sendo os 7 principais eixos a saúde, a infraestrutura, a agricultura, a segurança pública, o desenvolvimento, a educação e o turismo.
Também durante o seminário, foi redigida a “Carta de Campo Novo”, um documento, entregue pelas entidades regionais ao Governo do Estado. Na carta, uma das sugestões foi a criação de um comitê permanente de acompanhamento das reivindicações, que são:
1 – Saúde pública – Ação: Criação e implantação da Coordenadoria Regional da Saúde
2 – Segurança Pública – Ação: Ampliação de efetivo e de viaturas.
3 – Infraestrutura Regional – Ação: Garantir os recursos necessários e indispensáveis no Orçamento do Estado, visando a conclusão de obras estruturais nesta área, que resultem na melhoria de infraestrutura e na diminuição das desigualdades regionais, indispensáveis ao desenvolvimento da região.
Neste item várias ligações asfálticas foram relacionadas, entre elas a ERS 305, entre Crissiumal-Horizontina e Crissiumal-Três Passos e a ligação Brasil-Argentiuna, via BR 46, Tiradentes do Sul.
4 – Agricultura – Ação: Implantação e Implementação de Políticas Públicas de apoio técnico, financeiro e pesquisa para a Agricultura Familiar, com o objetivo de incrementar os setores leiteiro e produção de alimentos. Sendo que outra ação seriam investimentos na recuperação de solo.
5 – Desenvolvimento – Ações – 5.1: Investimentos tanto na formação e qualificação dos recursos humanos disponíveis, como no apoio permanente a iniciativas de empreendedorismo, beneficiando setores econômicos estratégicos e sintonizados com a matriz produtiva da região. 5.2: Apoio as iniciativas que estimulem a instalação ou implantação de micro ou pequenas empresas (familiares). 5.3: Política Pública para povos indígenas.
6 – Educação – Ações: 6.1: Ampliação da oferta, descentralização e acesso facilitado aos cursos técnicos e profissionalizantes. 6.2: Ampliação da oferta de cursos de nível superior pela rede pública de ensino.
7 – Turismo – Ações: 7.1: Revisão do plano de manejo do Parque Estadual do Turvo para implementação de prática de turismo ecológico (trilhas, mirante, passeio de barco e outros). 7.2: Incentivo e implementação de novos atrativos turísticos típicos da Região Celeiro (indígena, gastronômico, rural, náutico e religioso).
Foto e Colaboração: Marcos Zimmermann
Texto: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Tweet |