Notícia

Educação - 17/09/2012 - Definido período de matrícula na rede pública estadual


Eleições acontecem no mês de outubro

 

A Secretaria da Educação do RS (SEC) já definiu o calendário de matrículas para o ano letivo de 2013. Entre os próximos dias 1 e 31 de outubro, todos os alunos matriculados em escolas estaduais realizarão rematrículas, confirmando suas vagas na escola em que estudam. Já entre os dias 16 e 31 de outubro, os ingressantes no 1 ano dos ensinos Fundamental e Médio devem se inscrever para a escola desejada, no site www.educacao.rs.org.br. Nestes casos, as matrículas serão confirmadas entre 3 e 11 de janeiro/2013.

 

"Em outubro, para aqueles que farão a rematrícula, é importante que os pais compareçam à escola para, além de atualizar seus dados, conversar sobre a vida escolar dos filhos", explica a coordenadora da Demanda Escolar da SEC, Marsia Sulzbacher.

 

A secretaria ainda não tem uma estimativa do número de matrículas para 2013. "Não trabalhamos com a expectativa de aumento, pois a população vem diminuindo. Mas focamos na meta de diminuir o número de crianças e jovens fora da escola."

 

Marsia destaca que, sem dúvida, o maior desafio está no Ensino Médio. "Não queremos apenas que alunos ingressem, mas, especialmente, que concluam a etapa." É neste nível de Ensino, aliás, que houve a única alteração de data em relação ao ano passado. As inscrições ao Ensino Médio Politécnico, Normal, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e Educação Profissional Subsequente - que ocorreram em janeiro/2012 - agora também serão em outubro, no mesmo período das demais. "No ano passado, ainda estávamos na fase de readaptação dos currículos", lembra a coordenadora.

 

O sistema informatizado de matrículas, além da Capital, funciona em outros 11 municípios, num processo em parceria com as escolas municipais. No caso do Ensino Fundamental, o aluno pode escolher três escolas de preferência. E se não houver vaga na escola solicitada, o critério será o zoneamento, com prioridade para candidatos de menor idade (que completaram 6 anos até 31 de março). No Ensino Médio, a seleção é semelhante, zoneamento, menor idade; e indicação de até quatro escolas de preferência.

 

Trespassos News

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos