A previsão é que 81% dos professores que cumpram os requisitos legais possam ser promovidos
A retomada das promoções na carreira do Magistério, há uma década abandonada pelo governo do Estado, foi anúncio de ontem do governador Eduardo Leite, no Dia do Professor. A medida deve beneficiar cerca de 23 mil professores e 200 especialistas em Educação no RS.
A previsão é que 81% dos professores que cumpram os requisitos legais possam ser promovidos. Para concorrer, é preciso ser servidor estadual efetivo, ter concluído estágio probatório e atender interstício de serviço na classe da categoria.
“Sabemos que ainda é preciso mais. Mas avançamos e seguiremos nessa direção para construir um futuro com mais Educação e oportunidades para todos”, disse o governador.
As promoções ocorrerão em duas etapas: metade dos servidores será promovida em 2025; e a outra, em 2026. E a avaliação considera critérios de antiguidade e merecimento, conforme a lei 6.672/74 e suas alterações. A carreira do Magistério estadual está estruturada em seis classes, de A a F; e seis níveis de habilitação. As promoções, de classe para classe, visam incentivar a permanência dos profissionais no serviço público. O atual impacto financeiro estimado é de R$ 19,1 milhões, em 2025; e de R$ 61,5 milhões, em 2026.
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, enfatizou a importância de recompensar o esforço por atualização e aprimoramento na profissão; e destacou as oportunidades que a Secretaria proporciona para capacitar os professores.
O governo assinala que as medidas anunciadas reforçam as ações estaduais pela Educação. E lembra a recente proposta de entrega de uniformes a todos os alunos do ensino estadual; e mudanças na seleção de diretores de escola e vices,
Fonte: Correio do Povo
Postado: Leila RuverTweet |