Notícia

Educação - 16/10/2018 - Em locais provisórios, Rocha Pombo e Ponche Verde voltaram a ter aulas nessa semana


Aulas da Escola Rocha Pombo deverão mudar de lugar novamente

O Guia Crissiumal acompanhou nessa terça-feira (16) o retorno das aulas nas duas principais escolas estaduais do município, Rocha Pombo e Ponche Verde, que com os telhados destruídos pelo temporal de granizo do início do mês, precisaram se mudar para locais provisórios.

Ainda com algumas adaptações as aulas da Escola Ponche Verde, que atende 450 alunos, voltaram de forma tranquila, nas antigas instalações da Escola Municipal Madre Paulina, na Avenida Palmeira das Missões. Vizinhos e comerciantes das proximidades do educandário puderam voltar a ver a movimentação do local, que viu a extinção da Escola Madre Paulinha no final do ano passado.

Já as aulas da Escola Rocha Pombo, que atende diariamente 260 alunos estão enfrentando bastante dificuldades. As mesmas estão acontecendo em um espaço gentilmente cedido pela Comunidade Evangélica Congregacional. Porém, muitos estudantes acomodados em um pequeno espaço, além de outras dificuldades, fazem a direção cobrar da Coordenadoria Regional de Ensino rapidez na reforma da escola, ou ainda, outro local, com mais condições, surgindo inclusive a possibilidade de as aulas acontecerem no Seminário São Miguel, que já foi uma escola e dispõe da infraestrutura necessária.

“Está bem complicado, não tem como ter aula, já que com todos no mesmo espaço dificulta a concentração, os professores não conseguem passar os conteúdos, já que as turmas estão em locais próximos. A maior dificuldade é com os alunos menores, do turno da tarde”, destacou a diretora Roseli Vianna a reportagem do Guia Crissiumal.

As aulas não estão tendo intervalo, já que não há um espaço de recreação para as crianças. As cozinheiras estão tendo dificuldades na preparação da merenda. Roseli destaca que a situação é tolerável por no máximo 14 dias, não pode ultrapassar isso, em virtude do prejuízo para as crianças. A escola atende no turno da manhã do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, além de três turmas do ensino médio. Na parte da tarde são do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Professores estão preocupados com o conteúdo que alunos do ensino médio estão perdendo em virtude do ENEM.

Nos próximos dias deverá haver alguma definição da CRE.

Assista abaixo a reportagem em vídeo:

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos