Notícia

Ageleite - 16/09/2011 - Momento Leite 029


Confira os destaques desta edição

 

 

Destaques da edição nº.29 - Momento Leite:
- Importadores de leite são contra redução de cota da Argentina
- LBR E BRF desativam unidades no Rio Grande do Sul
- É possível diminuir os custos da mineralização?

Importadores de leite são contra redução de cota da Argentina - A Associação Nacional de Importadores de Alimentos e Bebidas (Ania) defendeu nesta quarta, dia 14, a duplicação da cota mensal de mensal de importações de leite da Argentina para o Brasil, que é hoje é de 3,3 mil toneladas. A entidade é contra a proposta dos produtores brasileiros, que no final deste mês se reúnem com os argentinos para discutir a renovação do acordo de limitação voluntária das vendas de leite em pó para o Brasil. O presidente da Ania, Herculano Gonçalves Filho, argumenta que a importação é uma das soluções para evitar os aumentos dos produtos lácteos no Brasil.
– Os preços estão em constante alta devido ao aumento contínuo de consumo e dos baixos níveis de produtividade. A previsão é que a produção interna não dê conta da demanda que virá, aumentando consideravelmente o preço do produto – diz ele.
– A importação controla o preço do leite e puxa para cima a qualidade da produção brasileira. O leite, por ser uma commodity importante, precisa ter o preço estável por causa da sua alta influência até na alta da inflação – argumenta. (Terra Viva

LBR E BRF desativam unidades no Rio Grande do Sul - A LBR - Lácteos Brasil desativou ontem uma unidade industrial em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, que produzia queijo prato, mussarela, nata, doce de leite, leite pasteurizado e bebidas lácteas. Essa foi a quinta fábrica fechada pela Lácteos Brasil desde a formação da empresa a partir da união entre a Bom Gosto e a Leitbom, anunciada em dezembro do ano passado. A unidade de Erechim pertencia à Bom Gosto A companhia informou que 82 dos 96 funcionários da fábrica em Erechim foram demitidos e que os demais foram transferidos ou permanecerão na unidade para realizar trabalhos de manutenção no local. Segundo a empresa, os afastados receberão "consultoria" para buscar recolocação no mercado.  A LBR disse ainda que a decisão faz parte do plano de "racionalização" para dar maior eficiência ao seu parque industrial no país. Como nos quatro casos anteriores (Uruaçu e Fazenda Nova, em Goiás, e Minduri e Aiuruoca, em Minas Gerais), informou que o fechamento é temporário. Mesmo assim, o número de demissões nas cinco unidades passou de 200, de um total de quase 6,3 mil funcionários.  Segundo a LBR, a matéria-prima processada em Erechim também será redirecionada para outras unidades, o que evitará perdas para os produtores locais.
Na semana passada, a BRF Brasil Foods (resultante da compra da Sadia pela Perdigão) também anunciou o fechamento da unidade de lácteos de São Lourenço do Sul, no sul do Estado, a partir de amanhã. Dos 68 funcionários, 46 foram demitidos e 22, transferidos. Na ocasião, a BRF explicou que a planta foi fechada devido aos custos "inviáveis" do transporte de bebida láctea da região para os mercados do centro do país. A partir de agora o produto será fabricado em Carambeí (PR), enquanto a linha de leite pasteurizado será transferida para Teutônia (RS). (Terra Viva)

É possível diminuir os custos da mineralização? - Existem algumas maneiras de diminuir os custos da mineralização, uma destas seria preparar a mistura mineral na própria fazenda. Esta mistura deve obedecer as recomendações técnicas, para obter um produto de boa qualidade, podendo então apresentar algumas vantagens sobre as misturas compradas prontas, como exemplo a confiabilidade, fazer misturas mais adequadas às exigências do rebanho, eliminando ingredientes desnecessários que constam nas misturas comerciais. È importante citar que fazer o mineral na fazenda só será viável se for feito em grande quantidade, conseqüência esta da dificuldade da compra de ingredientes em quantidade pequena.

Um final de semana cheio de afeto, recheado de paz, lotado de serenidade, completo de esperança, repleto de boas energias e com todo o colorido da alegria. Enfim, um final de semana TUDO DE BOM!


Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos