Notícia

Agricultura - 16/04/2015 - Produtores de Nova Candelária investem na secagem e armazenagem de grãos na propriedade


Os silos secadores de alvenaria podem ser financiados pelo Programa Mais Alimentos

A construção de silos secadores para a secagem e armazenagem de grãos de milho, soja, trigo e aveia tem despertado interesse em Nova Candelária, Noroeste do Estado. No último ano, foram construídos cinco silos secadores, com uma capacidade total de secagem e armazenagem de 3.860 sacas de produto, com apoio da Emater/RS-Ascar.

 

Os silos foram implantados nas propriedades de Pedro Bruinsma, Daniel Schuster, Dácrio Ruver Eckhadt, Roque Gilberto Schlindwein e Carlos Alberto Arnt. Estes silos secadores são construídos em alvenaria e são providos de ventiladores centrífugos e roscas de carga e de descarga de grãos. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Elir Paulo Pasquetti, a secagem ocorre a partir da injeção (passagem) do ar forçado dentro da massa de grão, o que elimina a umidade da semente. “A estratégia de guardar os alimentos na propriedade proporciona a redução dos custos da produção animal e, por consequência, aumenta a margem de lucro do produtor”, observa Pasquetti.

 

Os grãos devem ser classificados antes de serem colocados no silo, sendo realizada a retirada das sementes quebradas, mal formadas, restos de palhas ou outras impurezas. Quando feita a devida classificação do grão, a passagem do ar é facilitada, o que aumenta a eficiência do processo de secagem.

 

Entre as principais vantagens da utilização dos silos secadores, listadas por Pasquetti, estão a redução dos custos com o transporte dos produtos, ampliação da autonomia do produtor, redução de despesas de classificação e secagem do produto, aproveitamento dos resíduos da classificação e a manutenção da qualidade do grão, uma vez que estes são secados com ar à temperatura ambiente.

 

Os silos secadores de alvenaria podem ser financiados pelo Programa Mais Alimentos, com juros de 2% ao ano, com prazo total de financiamento de até 10 anos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa

Postado: Leila Ruver
Vídeos