Notícia

Agricultura - 15/09/2026 - Conexão Mel Noroeste: Três Passos avança na qualificação da cadeia do mel


O projeto marca o início de uma nova etapa de trabalho

No dia 9 de setembro, foi realizado, em Três Passos, o primeiro encontro do Projeto Conexão Mel Noroeste, iniciativa que integra o Programa Municipal Pró-Mel, desenvolvido pela Prefeitura de Três Passos em parceria com o Sebrae/RS.

O projeto marca o início de uma nova etapa de trabalho voltada à qualificação dos produtores, ao fortalecimento da cadeia produtiva e à agregação de valor ao mel produzido no município e na região.

Dos 98 municípios atendidos pela Agência do Sebrae de Ijuí, 10 municípios integram o projeto, entre eles Três Passos, que participa com 10 empreendedores do setor. Ao longo do projeto, serão realizadas consultorias e capacitações, incluindo até 20 horas de atendimento personalizado nas propriedades, com orientações sobre manejo, boas práticas de produção, gestão, planejamento financeiro, identidade de marca, rotulagem e comercialização.

Durante o encontro, o representante do Sebrae/RS, Leandro Rittel, destacou a importância da profissionalização dos produtores e da organização da atividade para ampliar a competitividade e possibilitar o acesso a novos mercados. O engenheiro agrônomo Hitalo Ferrazza Antunes também acompanhou as atividades.

Segundo o coordenador do Programa Pró-Mel, engenheiro agrônomo Evandro Colombo, o projeto representa uma oportunidade para avançar na estruturação da cadeia produtiva.

“Precisamos fortalecer toda a cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor. O Pró-Mel já vem criando uma base importante e, agora, com o apoio do Sebrae, buscamos avançar em gestão, qualidade, beneficiamento e mercado, fazendo com que mais valor e renda permaneçam no município”, destacou.

Atualmente, Três Passos conta com quatro agroindústrias de beneficiamento de mel registradas no SIM – Serviço de Inspeção Municipal, sendo três com equivalência ao SUSAF e duas com Selo ARTE. Essa estrutura demonstra o potencial do município para ampliar o beneficiamento e a comercialização dos produtos.

Apesar desse potencial, parte da produção ainda é comercializada sem agregação de valor. Por isso, um dos objetivos do projeto é aproximar produtores, agroindústrias e mercado, estimulando que uma parcela maior do mel seja beneficiada e transformada no próprio município e na região.

Para a secretária municipal de Agricultura, Cristiane Raquel Bertaluci, a iniciativa representa um passo importante para consolidar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município.

“O objetivo é fortalecer a apicultura e a meliponicultura, gerar novas oportunidades de renda e tornar a cadeia do mel cada vez mais organizada e competitiva, criando condições para que Três Passos amplie seu papel como referência no setor”, destacou.

 

Jornalista Christian Baum - Registro Profissional: 0021854/RS.

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Três Passos.

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos