Vereadores receberam denúncia de eleitor contra o vice-prefeito
Os vereadores de Crissiumal estiveram reunidos em sessão na noite desta segunda-feira, 15/08. Cinco projetos estiveram em discussão.
Logo na abertura da sessão, foi apresentada uma denúncia contra o vice-prefeito, Carlos Ernesto Grun. Esta denúncia foi encaminhada por um eleitor, Sr. Valdir Estraich, que reside em Zona Quanz, e pede investigação da Câmara pela doação do galpão desativado da pedreira municipal ao agricultor Gilson Lima de Moura no ano passado. Esta mesma denúncia já havia sido levada a Polícia Civíl em janeiro passado, sendo arquivada pelo promotor de justiça de Crissiumal, Dr. Ronaldo Adriano de Almeida Arbo, em março.
Colocado o recebimento da denúncia em votação secreta, os vereadores aprovaram o recebimento por 6 votos a 3. Após a votação, foi sorteada a comissão investigadora, que terá como presidente Luiz de Rosso (PDT), como relator Moisés Medina (PTB) e Otávio Luiz Wehrmeier (PSB) como membro.
Após, foram colocados em apreciação os projetos do dia:
O projeto 063/2011 autorizava crédito adicional especial e criava elemento de despesa para aquisição de sementes de pastagem e ovelhas, sendo que os beneficiados serão escolhidos através do Conselho Municipal de Política Agrícola. Este projeto havia sido baixado para estudo da comissão tributária orçamentária e financeira na última sessão e teve como parecer pela aprovação do mesmo. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade.
O projeto 070/2011 autorizava o fracionamento do lote urbano nº 260, de 576m2 de propriedade de Arnildo Gonçalves de Oliveira. Colocado em votação foi aprovado por unanimidade.
O projeto 071/2011 autorizava o fracionamento do lote urbano nº 893, de 830m2, de propriedade de Ivo Petry e Bruno Bohn. Colocado em votação também foi aprovado por unanimidade.
O projeto 072/2011 autorizava a contratação emergencial de um(a) enfermeiro(a) para o PSF2, etambém foi aprovado por unanimidade.
O projeto 003/2011, de autoria do vereador Moisés Medina (PTB) instituía o plantão de atendimento 24 horas para farmácias e drogarias em Crissiumal, através de sistema de rodízio. O poder executivo municipal designaria órgão competente para organizar as escalas de rodízio com plantão 24 horas. A escala ficaria em local de fácil visualização nas unidades de saúde do município e também na parte externa de farmácias e drogarias. Quem não se enquadrar a nova lei, teria como penalidade, advertência, multa e suspensão do alvará de funcionamento, A lei entraria em vigor 45 dias depois da data da sua publicação.
O autor do projeto se manifestou falando da necessidade de ter este serviço, para que as pessoas possam comprar medicamento fora do horário de expediente, citando que o mesmo ocorre com relação aos postos de combustíveis de nossa cidade. Falou também que algumas mudanças de rotinas são necessárias, lembrando da lei que limita o tempo de atendimento dos bancos, que também é de sua autoria.
O vereador Jéferson Carvalho (PSB) se manifestou favorável ao projeto, mas pediu para que seja baixado para a comissão de estudo, para que antes da tomada da decisão sejam consultados os proprietários das farmácias, para que se chegue a um consenso. Com isso o projeto foi baixado para estudos para a comissão de justiça constituição e saúde, que tem o vereador Sido Horst (PP), como presidente.
No final os vereadores se manifestaram nas suas indicações pessoais.
A próxima sessão ocorre no dia 5 de setembro.
O público nesta segunda-feira foi bastante pequeno.
Tweet |