Leia na íntegra
Eleitores! Candidatos! Povo de Deus! Eleições novamente? A todos, em nome do povo crissiumalense, pedimos dignidade, paz e respeito da parte de todos. Todos querem ser respeitados. Vencedores ou não, cada um deve ter o máximo de respeito com a pessoa do outro. Cada um quer ser respeitado, e tem este direito quem respeita os outros.
Pergunto! Porque tanta ganância pelo poder? Será que realmente é vontade de servir a comunidade administrando o bem Comum? Homem público deve ser altruísta e não egocêntrico. “Quem não vive para servir não serve para viver”.
Nem envergonhar e nem passar vergonha. É preciso que Crissiumal seja reconhecida com um rosto novo, e é cada um de nós que deve dar a sua contribuição, sem revanchismo ou ofensas, sem comprar ou se vender. Somos adultos queremos todos ser respeitados, e isto, é possível se cada um respeitar o outro. Ninguém quer ser mal falado, então não queremos ouvir um falar mal do outro, cada um fale de si, fale do seu projeto, se é bom candidato fale do bem que já realizou em sua vida, esqueça se alguém errou.
Se alguém quer falar de um lado ou de outro fale somente de amor e com amor. A questão não é um ser contra o outro, mas, cada um ser o deve ser, coerente, correto, respeitoso, verdadeiro, ocupado em cumprir os seus deveres na família na Igreja e na sociedade.
O mandamento do amor não é novidade para quem é cristão, mas, é preciso colocá-lo em prática justamente quando existem conflitos como os que existem em nossa sociedade. Que haja diversidade no pensar, no falar e no agir. Isto é próprio da sociedade, pois, cada um é diferente, mas, não deve haver rixas e contendas que levam a não fraternidade. Não queremos agressões nem físicas e nem morais, queremos paz e união em nossa comunidade. Esperamos de todos, os eleitores, candidatos, votados ou não, aceitação e respeito da parte de ambos e com ambos, quer vencedores ou não, paz para Crissiumal.
Por motivos muito pequenos às vezes se criam grandes inimizades. O cristão não deve viver dessa maneira. Para quem gostaria de algum conselho escute o que Jesus diz: “A vós que me escutais, eu digo; “amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam” (Lc. 6,27-28). Jesus Pôs-se no meio deles disse: “A paz esteja convosco” (Jo 21,26b). A comunidade não quer mais desavenças, mas, quer compreensão como deve acontecer entre cristãos. Não queremos falar em desunião, mas, sim em união, e queremos ser unidos. Todos nós esperamos um clima de harmonia, fraternidade onde as pessoas se respeitam, vivendo com dignidade e respeitando a dignidade do outro. Mais uma vez é Jesus quem nos ensina; “O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o vos a eles” (Lc. 6,31). Esta é a proposta; respeito, dignidade e união. Isto é possível com a tua ajuda, acredite e faze com que os outros possam acreditar em ti. Oxalá! Sejamos todos protagonistas de paz e harmonia.
Crissiumal, 15/04/14 Pe. Renato José Rohr scj
Postado: Leila RuverTweet |