Notícia

Saúde - 14/12/2017 - Os reais valores da Casa de Apoio à saúde em Ijuí


A Casa não é apenas um prédio que ampara os pacientes, lá existe o compromisso com a dignidade

A importância da Casa de Apoio à Saúde instalada no município de Ijuí é notória por todos, principalmente por pacientes crissiumalenses que buscam tratamento de saúde no município e, também, por seus familiares que são acolhidos no local.

Fundada em fevereiro de 2014, a Casa de Apoio é mantida pela parceria entre Prefeitura e Câmara de Vereadores de Crissiumal e acolhe os pacientes crissiumalenses que necessitam de tratamento de saúde, dos quais não são disponibilizados no município, principalmente os pacientes com necessidade de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, que ficam instalados no local por um período maior. A casa, também, acolhe familiares que acompanham pacientes internados no Hospital de Caridade de Ijuí, e facilita a mobilidade dessas pessoas, já que a Casa está situada à, apenas, 80 metros do HCI.

São amparadas, diariamente, pela Casa, cerca de 40 pessoas, além dos pernoites. De acordo com a servidora Marlize Nether Zanolla, que mantem a ordem e a limpeza da Casa, o local é de grande importância para os usuários. “A Casa de Apoio é uma benção para as pessoas. Imagina onde essas pessoas iriam ficar no frio do inverno ou no calor do verão? E, as pessoas que necessitam acompanhar pacientes internados, como iriam pagar hospedagem por longo tempo? Teve um familiar de paciente, amparado pela Casa, durante três meses, enquanto o paciente estava internado na UTI. Essa Casa é realmente uma benção de Deus na vida dessas pessoas,” declara Marlize.

A Casa de Apoio proporciona amparo e conforto físico às pessoas, mas um diferencial, também, é encontrado no local. Com amor e dedicação ao seu trabalho, a servidora Marlize compartilha um pouco do seu tempo e carinho, em prol do próximo. Sensibilizada com as inúmeras histórias que passam pela Casa, Marlize tenta proporcionar aos usuários maior aconchego, com sua alegria e atenção. “As pessoas vem para a Casa de Apoio, muitas vezes, por estarem com problema de saúde e necessitando de tratamento, ou ainda, abaladas, logo em que descobrem algum problema. Daí eu converso com elas, tento animá-las e motivá-las a seguirem em frente, para que não desistam de lutar e lembro que elas não estão sozinhas, a Casa de Apoio irá ampará-las no que for possível e muitas vezes oferto um abraço confortante e amigo”, relata Marlize.

Empenhada em proporcionar o melhor para os usuários, desde que a Casa de Apoio foi criada, Marlize realiza com capricho a higienização e a manutenção da mesma, fazendo com que o espaço seja, realmente, um lar para todos. A casa oferece estrutura adequada para o recebimento das pessoas convalescentes. “Eu sempre digo a todos: Desfrutem dessa casa como se fossem a casa de vocês”, afirma a servidora.

Mas, além da excelência no seu trabalho junto à Casa de Apoio, Marlize, também, auxilia os pacientes em outros meios, como na marcação de consultas e exames, e, também, busca suplementos e a medicação dos pacientes, no CACON - Centro de Alta Complexidade em Oncologia de Ijuí.

Foi a partir de suas atitudes que Marlize começou a estruturar, onde estas pessoas são amparadas durante seus tratamentos, um local que, também, oferece carinho, compreensão e motivação para a vida. Com certeza, na Casa de Apoio em Ijuí existe o compromisso com dignidade e a valorização do ser humano.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Jornalista MTB 18.171

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos