Semana ENEF é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira e acontece desde 2014
A Semana ENEF conta com a participação de diversas instituições públicas e privadas do país, e até mesmo pessoas físicas, que promovem ações e iniciativas de educação financeira. E conforme Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020, as ativações devem seguir os critérios de gratuidade, ausência de qualquer viés comercial e a proibição da venda de produtos ou serviços.
Há alguns anos as cooperativas de crédito tem exercido grande protagonismo dentro da Semana ENEF, liderando o número de iniciativas específicas e campanhas em massa, sendo responsável também por grande parte do público impactado. Nesse contexto, estão previstas mais de 20 atividades de educação financeira nos municípios da área de ação da Sicredi Noroeste RS/MG, tanto no Rio Grande do Sul, como em Minas Gerais.
O Cooperação na Ponta do Lápis é um programa de educação financeira nacional e permanente, construído de forma colaborativa em conjunto com as cooperativas e a Fundação Sicredi. Tem como propósito “cooperar para uma vida financeira sustentável” e, busca impactar associados, não associados e comunidades locais.
Assim, por meio de uma metodologia própria, o Método COOPS, ajuda a transformar a vida financeira das pessoas, levando mais informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro.
Consequências além das dívidas
Em um país com mais de 72 milhões de inadimplentes, os impactos das dívidas extrapolam o âmbito econômico. A pesquisa aponta que 5 em cada 10 brasileiros que já passaram por problemas de saúde mental também enfrentaram dificuldades financeiras.
Os problemas com dinheiro se refletem, especialmente, na qualidade de vida (64%), causando estresse, cansaço e insônia. Os entrevistados ainda relatam impactos relacionados a ansiedade (60%), autoestima (57%) e na qualidade do sono (55%).
Os brasileiros com idades entre 41 e 60 anos representam a maior fatia da população com nome restrito, com 35,1%. Na sequência estão as faixas etárias de 26 a 40 anos (34,1%), acima de 60 anos (18,9%) e os jovens entre 18 e 25 anos (11,9%).
“Olhar para a saúde financeira é uma necessidade humana. A educação financeira vai muito além da organização e planejamento dos nossos recursos financeiros, está relacionada a nossos hábitos e comportamentos e está diretamente relacionado com nosso emocional”, comenta a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Noroeste RS/MG, Aline Perkoski.
Para ajudar a todos a cuidarem melhor da sua vida financeira, o Sicredi oferece também oportunidade de aprendizado com cursos online. No site sicredi.com.br/educacaofinanceira é possível aprender sobre 3 assuntos:
Descomplicando o dinheiro; Crescimento e equilíbrio financeiro e Investir é para todas as pessoas.
Proteção Financeira
O tema central da Semana ENEF 2024 é proteção financeira, com foco em formas de o consumidor se prevenir contra golpes e fraudes financeiras. O assunto tem sido muito pertinente tendo em vista que as tentativas de golpes financeiros mais comuns envolvem a clonagem de cartão de crédito, ligações falsas envolvendo o 0800 e pedidos de dinheiro via WhatsApp. Dados do SPC mostram que 7,2 milhões de consumidores sofreram alguma fraude em instituições financeiras no ano de 2023.
Dessa forma, tanto nas ações com públicos específicos e nas redes sociais o Sicredi traz informações e dicas para mitigar riscos financeiros cibernéticos e promover o combate e a prevenção a fraude.
Postado: Leila RuverTweet |