Notícia

Agricultura - 13/09/2012 - Inscritos para receber mudas de eucalipto poderão fazer a retirada na Prefeitura Municipal de Crissiumal


Mudas da variedade clonado começaram a ser entregues nesta quarta-feira

 

Os produtores rurais inscritos para receberem mudas de eucalipto da variedade “clonado” poderão retirar as mesmas na Prefeitura Municipal de Crissiumal.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente recebeu na manhã desta quarta-feira (13) as mudas e os produtores já começaram a retirar as mesmas com os técnicos da secretaria (foto abaixo).

 

Nesta remessa serão distribuídas 6.000 mudas. No final de agosto já haviam sido distribuídas mudas das espécies “grande” e “saligna”.

 

Além disso a Prefeitura distribuiu cerca de 10.000 mudas de árvores nobres da Campanha “Plante Árvores Nobres” que teve como parceira a RGE e a SEMA.

 

O Guia Crissiumal ouviu na tarde desta quinta-feira o Técnico Agrícola da Prefeitura Municipal de Crissiumal Ivair Lansing Feils. Confira:

 

Guia Crissiumal: Porque Mudas clonais de qualidade?

Ivair Lansing Feil: Há muito tempo buscávamos uma espécie de eucalipto cujas características atendessem as exigências de demanda de madeira da região. E é isso que se espera do Clone GPC23 (Eucalyptus grandis selecionado para móveis, e outros fins).

 

Guia Crissiumal: Qual a origem destes clones?

Ivair Lansing Feil: Este clone foi selecionado entre 38 matrizes avaliadas de origem da Austrália e da África do Sul, já cultivados na região.

 

Guia Crissiumal: Qual é o objetivo das mudas?

Ivair Lansing Feil: Objetivamos sempre  a busca contínua da qualidade, para proporcionar a todos os que de uma forma ou outra estão investindo para em um futuro próspero obter esta qualidade na madeira que ora se encontra em déficit. Buscamos no eucalipto a substituir também a falta desta madeira bem como a  lenha que necessitamos no dia a dia em nossa subsistência. E para isso se faz necessário a busca de mudas de qualidade e com um cultivo de qualidade para que tenhamos madeira de qualidade.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Crissiumal / Guia Crissiumal

Crédito das Fotos: Clecio Ruver

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos