Em noite inspirada de Facundo Bertoglio e Miralles, o Grêmio superou o Ipatinga por 3 a 0 no Estádio Olímpico e garantiu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Além dos gols dos dois argentinos, o volante Léo Gago completou o placar.
Agora, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo espera pelo vencedor do duelo Náutico x Fortaleza para conhecer seu adversário nas oitavas da Copa do Brasil. O Grêmio volta a campo para enfrentar o Ypiranga neste domingo, a partir das 16h, no Olímpico, pelas quartas de final da Taça Farroupilha do Gauchão.
Bertoglio abre o placar no início do jogo
O Grêmio entrou em alta velocidade contra o Ipatinga no primeiro tempo. O time de Vanderlei Luxemburgo contava com o retorno do garçom Marco Antônio, recuperado de lesão na panturrilha. E logo aos dois minutos, ele tratou de servir Facundo Bertoglio.
Um belo lançamento do camisa 11 deixou o argentino na cara do gol, que ficou livre para driblar o goleiro Bruno e tocar de pé direito para o fundo do gol mineiro. Placar aberto pelo Grêmio no início do jogo no Estádio Olímpico.
A partir daí, Grêmio e Ipatinga começaram a trocar ataques. Aos 18 minutos, Bertoglio retomou a bola no meio-campo e lançou Léo Gago, que invadiu a área pela esquerda e soltou a bomba com muito perigo, rente ao poste direito do goleiro de Bruno.
Quatro minutos depois, o Ipatinga levou perigo ao gol de Victor. Após avanço pela ponta esquerda, Leandro Brasília soltou a bomba dentro da área e o chute explodiu em Fernando. Em seguida, a bola sobrou para Fabinho, que arriscou com perigo, a direita do gol de Victor.
O Grêmio encaixou o contra-ataque na jogada seguinte. Bertoglio fez tabela com Marco Antônio, que parou nas mãos do goleiro Bruno. Em seguida, foi a vez do Ipatinga assustar: Everton arriscou de fora da área e Victor espalmou pela linha de fundo.
Aos 37 minutos, lance polêmico. Bertoglio recebeu lançamento na área e Azevedo e atingiu o rosto do argentino para desarmar a jogada. Bertoglio ficou com o nariz sangrando e precisou ser atendido fora de campo.
A torcida ficou na bronca com o árbitro Felipe Gomes da Silva. Queria pênalti. No entanto, o juiz marcou somente escanteio. O argentino precisou trocar a camiseta, que ficou toda manchada de sangue, para voltar a campo.
Aos 41 minutos, Wellington Bruno levou novo perigo ao gol de Victor. O meia do Ipatinga arriscou de longe e o goleiro gremista precisou se esticar todo para fazer a defesa no canto esquerdo.
Mas no final do primeiro tempo, foi o Grêmio quem quase marcou. Souza arriscou um chute rasteiro da entrada da área e o goleiro Bruno fez bela defesa no canto esquerdo. Placar inalterado. A primeira etapa terminou com vantagem tricolor sobre o Ipatinga no Olímpico.
Miralles e Léo Gago ampliam no segundo tempo
Tanto Grêmio como Ipatinga voltaram sem alterações para a segunda etapa. Logo aos dois minutos de campo, Pará sofreu dura falta no meio-campo e ficou sentindo uma pancada no nariz. Foi atendido fora do campo, mas voltou normalmente em seguida.
O Ipatinga seguia tentando empatar a partida. Após cobrança de falta, a bola sobrou livre para Leandro Brasília, dentro da área, que chutou com perigo para a defesa de Victor. Em seguida, outra chance de gol para o time mineiro. Bola sobrou para Jonatas Obina, livre dentro da área, que chutou por cima do gol de Victor.
Aí, Vanderlei Luxemburgo resolveu mexer no time do Grêmio. Mandou Miralles a campo no lugar de Bertoglio aos 15 minutos do segundo tempo. E o argentino entrou em alta velocidade na partida.
Logo em seguida, Léo Gago lançou o argentino pela ponta esquerda, que aplicou um belo drible no zagueiro e arriscou para a defesa do goleiro Bruno. Era a primeira tentativa. Mas o argentino faria nova tentativa.
Aos 31 minutos, Miralles dominou a bola pelo lado esquerdo e marcou mais um belo gol com a camisa do Grêmio. Bomba de fora da área no ângulo de Bruno, no mesmo estilo do marcado contra o Caxias no último domingo. Um golaço!
Nove minutos depois, o Grêmio ampliou. Também de fora da área. Léo Gago arriscou de longe e marcou um belo gol. O terceiro tricolor na partida.
Final de jogo com festa para os torcedores, que viram Bertoglio e Miralles brilharem uma boa vitória sobre o Ipatinga. Vaga garantida nas oitavas de final da Copa do Brasil para enfrentar o vencedor do duelo entre Náutico x Fortaleza.
FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 3 X 0 IPATINGA
Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva, auxiliado por Ediney Mascarenhas e Michael Correia
Público/Renda: 15.775/ R$ 170.313,25
Gols:
Bertoglio 2’/1ºT (1-0), Miralles 30’/2ºT (2-0) e Léo Gago 39’/2ºT (3-0)
Cartões amarelos: Gilberto Silva, Werley (G) Kaká, Fabinho e Wellington Bruno (I)
GRÊMIO:
Victor, Gabriel, Gilberto Silva, Werley e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Souza e Marco Antônio (Felipe Nunes – 261/2ºT); Bertoglio (Miralles – 16’/2ºT) e André Lima (Leandro – 35’/2ºT)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
IPATINGA:
Bruno; Fabinho (Laécio – 43’/2ºT), Claudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Everton, Leanderson, Marcel (Kaká – 19’/2º), Wellington Bruno e Leandro Brasília (Diney – 38’/2ºT); Jonatas Obina
Técnico: Ney da Matta
ZH Esportes