Notícia

Texto de Opinião - 12/03/2024 - Você segue no convencional - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Muita coisa foi criada nos últimos séculos e o mundo ao nosso redor segue oferecendo “um mar” de oportunidades. Mesmo que alguns possam pensar que está mais difícil criar algo novo, é quase uma unanimidade entre os pensadores de economia, gestão e negócios que a maior parte do que será utilizado e consumido daqui há 5 anos ainda não foi criado. Quer participar disso? – Então, fuja do convencional!

Pessoas e negócios diferenciados buscam novas formas de ser relacionar, agregar e oferecer experiências inovadoras que fogem do senso comum e estimulam uma nova modalidade de comportamento organizacional, incorporando na sua cultura.

Nas empresas mais promissoras de nosso tempo é fácil observar esta atitude diferente enraizada na sua cultura. Organizações e executivos que pensam diferente, que buscam estar “fora do quadrado”, fugindo do tradicional correm o risco de ser ridicularizados, de fracassar, de perder dinheiro e credibilidade, mas por outro lado, podem alavancar suas vidas e negócios para sempre, aproveitando melhor que os outros as oportunidades que percebem.

Como você pode criar grandes ideias dentro da sua organização e desenvolver algumas delas para diferenciar-se e diferenciar o seu negócio? - Propostas bem sucedidas que o mundo todo admira e prestigia hoje, há bem pouco tempo atrás foram vistas como “loucura” de alguém ou de um grupo. Fato inegável é que é preciso ousadia para fazer um caminho diferente e ganhar admiração.

Diante das profundas mudanças econômicas e sociais, incentivar a criatividade e a inovação em todos os setores tem sido fundamental. Sabe-se que o melhor investimento que se pode fazer tanto pessoalmente quanto para as equipes é no aprendizado. Não se pode parar de estudar e aprender, pois é uma questão de sobrevivência em vários aspectos. Novos aprendizados dão insights e informações para ideias novas e pertinentes. Ter algumas pessoas em quem se inspirar é muito importante, mas é preciso fugir do óbvio, então faça uma lista de pessoas e empresas cuja história você admira e procure conhecê-los mais profundamente. Com as redes sociais e a internet, parte da vida de quase todo mundo está mais ou menos exposta na rede.

Sonhe com os pés no chão. Como você se vê daqui a um ano? Como você se vê daqui a cinco anos? E daqui a 10? Sugiro que você se faça essas perguntas e imagine qual será a sua situação daqui há alguns anos quando as suas ideias tiverem sido implementadas. Compare, de forma imaginária, a sua vida de 2024 com a sua vida em 2030 tendo os resultados das ideias que você implementou.

Estude profundamente os atuais e futuros concorrentes comprando, usando e estudando o que eles têm de diferenças e semelhanças. Verifique como é o atendimento, a assistência e o pós-venda. Se você se sentiu satisfeito comece a pensar em formas de fazer ainda melhor. Se ficou insatisfeito, é possível que outros possíveis concorrentes já perceberam e já estejam se organizando para fazer melhor.

É preciso evitar o convencional! Lembre daqueles que ao iniciar um negócio novo, só conseguem pensar no que o outro recém fez e está tendo sucesso. Talvez mais um competidor piore o negócio para todos. Um negócio novo possivelmente terá sucesso com menos dificuldades. Se muita gente está fazendo, significa que em breve o mercado terá mais oferta do que demanda. A consequência será a queda nos preços e a falência de alguns dos que só entraram na onda. Copiar o negócio em que outro está fazendo sucesso é óbvio e por isso muitos tendem a copiar. O melhor é encontrar uma solução que o mercado ainda não tem. Isso por si só já ajudará na divulgação da novidade, atraindo a atenção e captando os públicos de interesse.

Fuja do convencional, do óbvio, busque inspiração em pessoas e negócios admiráveis, tenha atitude e transforme seus sonhos em realidade! Um abraço e até a próxima!

Postado: Leila Ruver
Vídeos