Notícia

Educação - 11/07/2011 - Palestra sobre combate às drogas mobilizou estudantes em Crissiumal


Palestra foi ministrada pelo Padre Edgar de Matos

Durante toda a segunda-feira, dia 11 de julho, o auditório da Escola Ponche Verde foi palco de uma importante palestra sobre o combate às drogas, organizada pelo COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) de Crissiumal e ministrada pelo Padre Edegar Soares de Matos.
O evento destinado a alunos do 6° ano, 6ª, 7ª e 8ª séries, trouxe estudantes de várias escolas do município, entre elas: Escola Estadual Alcido Brust, Escola Estadual Egon Trentini, Escola Estadual Julio Correa da Mota, Escola Estadual La Salle, Escola Municipal Madre Paulina, Escola Estadual Ponche Verde, Escola Municipal Riachuelo, Escola Estadual Rocha Pombo, Escola Municipal Rotermund, Escola Estadual São Sebastião, Escola Estadual Tuiuti e Escola Estadual Uruguai.

 

O Presidente do COMAD, Pastor Valmir Krummenauer, falou do quão feliz estava com a adesão da campanha por parte das escolas e estudantes, e comentou a importância da prevenção no combate ao uso de drogas. “Temos que ser capazes de optar se queremos ou não uma vida com drogas, por isso essa palestra tem como objetivo alertar vocês sobre os perigos causados por este mal, mas acima de tudo que é possível sim viver sem drogas”.
Com a temática "Valorização da Vida, Responsabilidades e Limites do Jovem na Prevenção ao Uso de Drogas", Edgar procurou mostrar como o jovem pode viver bem sem drogas em uma sociedade moldada pela mídia.

 

Após muitos questionamentos aos jovens sobre quais as piores drogas e o mal que causam ao ser humano, ele afirmou que a mais utilizada e a que mais traz danos à saúde é o álcool, pois além de destruir a estrutura familiar, faz milhões de vítimas no trânsito todo os anos. “O álcool é o maio problema da atualidade, não é à toa que 70% das mortes no trânsito são causadas pelo seu consumo em excesso”, comentou. Padre Edgar falou ainda dos problemas enfrentados pelas famílias por causa desta droga. “Muitos pais batem na mulher e nos filhos, alguns até abusam deles e os matam. Vidas individuais e em família são reduzidas a farrapos. E apesar disso, o álcool está em todos os lugares, qualquer estabelecimento vende uma bebida dessas, isso porque as pessoas não se dão conta do mal que ela faz”.

 

Segundo ele, também não se pode abordar o uso de drogas no país sem fazer referência às fronteiras brasileiras. “O Brasil tem cerca de 15 mil km de fronteira, com pouca ou quase nenhuma fiscalização, o que facilita as relações e negociações do narcotráfico”, disse.
Além do mais, países como Colômbia, Peru, Bolívia e Paraguai estão entre os principais produtores de droga, isso porque se encontram em situação econômica vulnerável. “A maioria deles não são narcotraficantes, mas agricultores em condições miseráveis”, destacou o palestrante. Conforme dado apresentado por ele, atualmente o tráfico de drogas movimenta cerca de 500 bilhões de dólares em todo o mundo.

 

Padre Edgar apresentou ainda, alguns casos de jovens que morreram em virtude do uso de drogas, salientando que os usuários são formados por dois grupos. “Um é daquelas pessoas invisíveis na sociedade, que usam drogas motivadas pela miséria material. O outro é daquelas que tiveram condições sociais privilegiadas, mas que afetadas pela miséria existencial e afetiva, viram as drogas como um esconderijo”.

 

Para ele, a família, a escola e a igreja, são hoje os principais refúgios para o jovem. “São estes lugares, membros e ambientes, que podem fazer o jovem se sentir bem e não usar drogas. É ali que ele será instruído a ser feliz sem este esconderijo. Por isso eu aconselho que quando vocês tiverem um problema, peçam ajuda e nunca fujam para o mundo das drogas”, concluiu o Padre.

 

Na ocasião, a Vice-presidente do COMAD, Fernanda Cavalheiro, explicou que cada escola tem até sexta-feira para definir quais os alunos que participarão da Mateada pela Vida, trabalhando com o Conselho no combate ao uso de drogas. “Aqueles que irão participar ganharão um kit do COMAD com camiseta”, acrescentou.

Alunos de diversas escolas do muniípio participaram do evento.

Na saída os estudantes receberam um vale que permitirá a retirada de um estojo do COMAD também na Mateada pela Vida, que acontece neste domingo, dia 17 de julho.


Com fotos e informações de Vanessa Massmann, do Jornal Colonial.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos