Companhia estreou em festival mundial na última quinta-feira
O GEMP, escola e companhia de danças de Crissiumal continua no Canadá, onde representa o Brasil em um festival de danças e folclore. O Guia Crissiumal continua acompanhando passo à passo do trabalho dos bailarinos crissiumalenses.
Confira abaixo os últimos textos escritos pelo diretor da companhia Leandro Rupp:
Estréia no Mundial de Culturas! Alegria e emoção!
07.07.2011 – 00:30
Manhã de chuva, tarde de sol e noite para todas as nações do mundial de culturas!
O inicio da cerimônia de abertura foi feito por uma bateria de carnaval formada por brasileiros que vivem em Montreal. A China entrou estupenda, o Taiti e suas poucas vestes com grandes movimentos de quadril também agradou. E nós? Nós, como gaúchos, sapateamos, estreamos nossa nova indumentária e surpreendemos com um Brasil que não é só de carnaval.
O Dudu, com amidalite, não pode dançar, assim conhecemos a clínica do festival onde a enfermeira falava em francês, e nós através de gestos. Depois chegou a médica e, para nossa tranquilidade, ela entendia inglês... E assim, a Jaque, par do dudu, também teve que ficar na platéia.
Cada delegação apresentou durante 7 minutos. Um circo africano também fez parte da abertura. No final, 300 bailarinos juntos dançaram uma das músicas tema do festival; e fogos, muitos, muitos fogos embelezavam ainda mais aquele momento! Eu e mais tantos choramos, nos vimos nos telões e as 3 mil pessoas em pé aplaudiram a integração de tantas nações.
Me perdoem, mas estou muito cansado, muita aula, muito ensaio com o grupo do Peru, reuniões, espetáculos.
Após a cerimônia de abertura, fomos para a tenda da integração e o Canadá, o México e o Brasillllllllllllll foram os responsáveis pela animação! Fizemos um verdadeiro fandango gaúcho e não teve quem ficou parado. Parabéns aos nossos músicos!!!
Empenho e dedicação!
08.07. 2011 01:57
Hoje foi um dia de esforço! No palco B ministramos duas oficinas, uma de samba e outra de danças gaúchas de salão. Os canadenses são muito educados e gentis, muita gente participando das nossas aulas, gente que realmente quer aprender a sambar e como querem ver o samba!!!
No palco central, um espetáculo ao entardecer com folclore do nordeste e da Amazônia, e danças do nordeste. Caracterizados como cangaceiros, brincamos, assustamos e conquistamos o aplauso.
Já à noite, na tenda da integração, reapresentamos o quadro da Amazônia e a platéia vibrou muito! A lenda da sedução do boto-cor-de-rosa, o rio amazonas que levamos ao palco, impressionaram ao público...
Voltamos para “casa” com uma chuva fina a cair sobre nós. Amanhã será uma das noites de gala onde cada país mostrará o seu melhor. À tarde ainda, espetáculo de folclore gaúcho no palco central.
Relato desta segunda-feira, 11/07:
Vídeo oficial do Festival!
Confira abaixo um lindo vídeo com trechos das apresentações dos diversos países que fazem parte do 30º Mundial de Culturas do Canadá! Essas danças foram apresentadas na abertura do festival no dia 07 de julho!
O GEMP encerra a noite de apresentações com o tradicionalismo gaúcho em grande destaque! Mais de 3000 pessoas nos assistem e fazem com que o orgulho e a emoção tomem conta de nossos corações! Saímos de uma cidade tão pequena para um mundo muito grande que nos acolhe e nos aplaude! PARABÉNS GEMP!
Veja abaixo mais fotos do nosso colaborador Cleomar Schwingel:
Textos de Leandro Rupp e fotos de Cleomar Schwingel
Tweet |