Notícia

Leite - 11/05/2015 - Justiça de Três Passos acolhe recuperação judicial da Laticínios Mondaí


Produtores crissiumalenses também tem valores para receber

A Justiça de Três Passos aceitou o pedido de recuperação judicial feito pela Laticínios Mondaí e determinou a suspensão, por 180 dias, das ações movidas contra a empresa. 

 

A indústria catarinense vai ter dois meses para apresentar o plano de recuperação, que deve detalhar a viabilidade para pagamento dos credores, incluindo os produtores de leite. O passivo de dívidas chega a R$ 42 milhões, sendo quase meio milhão para produtores gaúchos.

 

A decisão da justiça paralisa temporariamente a ação judicial coletiva no valor de R$ 475 mil, em nome de produtores de leite do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, movida pela Fetraf em 20 de novembro do ano passado. Em dezembro, o juiz da Segunda Vara Cível da Comarca de Três Passos, Fernando Vieira dos Santos, determinou o bloqueio de bens da Mondaí e dos sócios, com o objetivo de garantir o pagamento aos agricultores.

 

“Essa nova configuração representa um retrocesso, já que tínhamos a expectativa de que os produtores recebessem em curto prazo em virtude do bloqueio de bens já determinado pela justiça, em resposta à ação movida pela Fetraf. Agora tudo volta à estaca zero”, lamenta a coordenadora da Fetraf-RS, Cleonice Back.

 

Ela ressaltou, porém, que apesar do recuo, a recuperação judicial é mais vantajosa que um pedido de falência. Nesse último caso, o produtor vai para o “último lugar da fila de credores”, destacou.

 

Entenda

 

A Mondai e os sócios proprietários Irineu Otto Bornholdt e Vilson Claudenir Jesuíno Freire foram acusados pelos produtores de não pagarem pelo leite in natura que receberam para comercialização. A empresa é uma das investigadas na operação Leite Adulterado, coordenada pelo Ministério Publico de Santa Catarina.

 

Fonte: Rádio Guaíba

Postado: Leila Ruver
Vídeos