Notícia

Polícia - 11/03/2017 - BM desarticula quadrilha de roubo que agia na Região Noroeste de Estado


Confira informações inéditas

No dia de 03 de março de 2017, por volta das 09h50min, cinco indivíduos fortemente armados com escopetas, fuzis e pistolas, roubaram  a agência do Banco Banrisul no município de Rodeio Bonito. Os assaltantes renderam várias pessoas que estavam no local e com elas formaram um cordão humano, que serviu de barreira e facilitou o roubo. Também fizeram diversos disparos de fuzis durante a ação criminosa. 

 

Após o roubo o grupo fugiu com o gerente da agência. O refém foi liberado logo depois e na saída de Rodeio Bonito integrantes do 37º BPM iniciaram a perseguição ao veículo JETTA, em que estavam os  assaltantes.  Em uma estrada vicinal do município de Cristal do Sul, o motorista perdeu o controle e bateu no barranco. Como o veículo estragou os assaltantes seguiram  a fuga a pé e se esconderam no mato.

 

Para capturar os integrantes dessa quadrilha, a Brigada Militar organizou uma grande operação. O 37º BPM deslocou Policiais Militares do 3º BOE (Passo Fundo), POE do 39º BPM (Palmeira das Missões), 16º BPM (Cruz Alta), 7º BPM (Três Passos), 4º BPAF (Santa Rosa), 29º BPM (Ijuí) e o 7º RPMon (Santo Ângelo). Também foram envolvidas nas buscas as equipes de inteligência, Canil do 12º BPM (Caxias do Sul) e o  Batalhão Aéreo da BM (GUAPO de Caxias do Sul.) A Polícia Rodoviária Federal, auxiliou nas barreiras e abordagens.

 

Na mesma noite do assalto, foram presos dois indivíduos que auxiliariam no resgate dos assaltantes foragidos que estavam no mato. Na segunda-feira 06 de março, pela manhã, foram presos dois assaltantes, com eles foram apreendidas  armas de uso restrito como fuzil automático Colt 5,56mm e uma pistola Glock 9mm. Na quarta-feira, dia 08, foram presos mais dois assaltantes em Palmeira das Missões e três pessoas em Cristal do Sul que tentariam também resgatar o último foragido.  Na quinta, dia 09, a operação foi concluída com a prisão do líder da quadrilha no município de Seberi.  Durante 7 dias a Brigada Militar realizou barreiras e abordagens a veículos,  teve ainda  buscas ininterruptas em casas e propriedades daquela região. Além dos cinco assaltantes, foram presos  outros  cinco integrantes da quadrilha que realizariam o resgate dos assaltantes e o recolhimento de três veículos que seriam utilizados para fuga.  Para identificar o local em que os foragidos estavam, o mato foi vistoriado pelos militares com auxilio do Canil do 12º BPM e GUAPO.  

 

A operação desencadeada pela Brigada Militar, sob a coordenação do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste, resultou na prisão de todos os assaltantes que cometeram o roubo (cinco indivíduos). Eles são suspeitos de serem autores de outros roubos na Região Noroeste.

 

Com a soma de esforços dos Policiais Militares e do trabalho incessante da inteligência dos Batalhões envolvidos foi possível desarticular a quadrilha que realizava roubos a banco na região. Todos, os assaltantes, tem uma extensa ficha criminal.

 

Todo dinheiro roubado da agência bancária, em torno de 275 mil, foi recuperado. Foram apreendidas  diversas armas, munições, carregadores, coletes balísticos, toucas ninjas e miguelitos.

 

Destaca-se que o sucesso da operação foi em decorrência da atuação constante do setor de inteligência de todos os batalhões empregados e pela dedicação incondicional dos Policiais Militares envolvidos na operação. 

 

 

Fonte/fotos: CRPO

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos