Notícia

Texto de Opinião - 11/03/2015 - Os mandamentos - Por Pe Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

 

Um peso? Obrigações? Deveres? Imposições? Compromissos? Exigências? Leis?

 

“Se amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos, é sinal de que amamos os filhos de Deus. Pois o amor de Deus consiste em cumprir os seus mandamentos que não são pesados”. (1Jo 5,2-3). Quem respeita ama. O cumprimento dos mandamentos deixa a pessoa livre para Deus, desprendido das coisas e unido a Deus. A vivência dos mandamentos nos relacionam com Deus, com as pessoas e com as coisas. A prioridade, sem dúvida é o relacionamento com o Senhor que é único na adoração e o primeiro no amor. Tudo que a Ele se refere merece todo respeito. Só Deus merece toda adoração, seu nome merece todo respeito. Ele também tem um dia consagrado. Tudo a Ele deve convergir. Os mandamentos exigem respeito à vida e ao próprio corpo da pessoa como casa de Deus.

 

O ser humano, sem os mandamentos, deixa de ser humano, deixa de ser imagem e semelhança de Deus, por que não respeita mais a Deus, aos homens e às criaturas. Por isso, há gente que mata, por matar, destrói a própria vida, não tem escrúpulos, não respeita nada nem ninguém por que não respeita a Deus. O ser humano, sem os mandamentos se animaliza. Pessoas, famílias e comunidades que ignoram os mandamentos estão fadadas a desaparecerem. É na vivência dos sacramentos que as pessoas se realizam, se respeitam e se amam.

 

Muito mais do que obrigação ou imposição, os mandamentos, são uma maneira amável de conviver com Deus e com as pessoas no mundo onde Deus nos colocou. Em primeiro lugar está Deus, em segundo lugar está o ser humano e em terceiro lugar as demais criaturas. Os três primeiros mandamentos estão relacionados com Deus, os três seguintes relacionados com a vida do ser humano, os quatro últimos com o que se relaciona com as pessoas.

 

Os mandamentos são a base e o fundamento das demais leis. Também é nos mandamentos que o ser humano revê a própria vida fazendo seu exame de consciência. Aos que dizem “os mandamentos são lá do AT, são do tempo de Moisés”, como se fossem ultrapassados, aos mesmos é bom lembrar que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os abençoou, isto também está no AT, e a vida continua.

 

Amigo leitor! Os dez mandamentos foram entregues por Deus. Jesus mesmo afirma que o amor a Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo resumem toda lei. Como os mandamentos estão presentes na tua vida? Serías capaz de enumerá-los, ou dizer quais são? Existe algum dos mandamentos que te incomoda? Em qual dos mandamentos te sentes mais realizado ou tranquilo? Os mandamentos são expressão do amor com Deus, com as pessoas e com as coisas.

 

Crissiumal, 11/03/15 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos