Notícia

Ageleite - 10/06/2014 - Momento Leite Edição 431


Confira os destaques desta edição

Oferta cresce e preço do leite ao produtor começa a cair no país- Levantamento do Cepea, da Esalq /USP projetam queda nos preços pagos ao produtor em junho. A queda prevista é resultado de um ligeiro aumento da oferta de leite no mercado brasileiro. A disponibilidade na indústria também cresceu. A alta do preço do leite até o mês passado estimulou o produtor a aumentar a produção. Além dos estoques na indústria, o aumento da importação e o fraco desempenho das exportações de lácteos explicam o atual cenário. (Valor Econômico – adaptado p/Reage Consultoria)

 

Produção brasileira de leite pode crescer 30% em 10 anos - O Brasil é o quarto maior produtor de leite do mundo e espera nos próximos dez anos chegar à produção de 46 bilhões de litros ao ano, um crescimento de 30%. Esta meta vai depender de uma integração internacional para adotar os procedimentos e as ferramentas mais modernas disponíveis no mundo.

Países como os Estados Unidos, aonde apenas 3% da produção de leite vêm do sistema a pasto, veem o Brasil e identificam no clima e nas terras, o potencial para expandir e atender o a população mundial. Também acreditam que o Brasil e os países da América Latina têm água e pastagens ideais para atender o consumo interno e fornecer alimento para população mundial crescente. (Pecuária Rural – adaptado por Reage Consultoria)

 

Demanda por leite eleva a produção mundial - A demanda mundial de lácteos tem se elevado consideravelmente nos últimos anos e esse cenário, consequentemente tem colaborado para o aumento da produção global de leite. Os últimos dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que a produção mundial de leite cresceu mais de 50% nos últimos 30 anos. Projeções de longo prazo, também da FAO, apontam que, em 2022, a produção mundial de leite pode chegar a 895 milhões de litros ao dia. A perspectiva é de que a produção leiteira mundial cresça a taxas de 1,8% ao ano nesta década. (Milkpoint – adaptado por Reage Consultoria)

 

Importância do controle leiteiro - O controle leiteiro é uma ferramenta de aferição da capacidade de produção de leite de uma vaca. Somente por meio dele é que se pode ter uma estimativa segura da produtividade. Infelizmente, ainda é minoria o número de pecuaristas que possuem o hábito de fazer o controle da produção de leite do rebanho. Mas com certeza, aqueles que conduzem sua atividade de forma empresarial adotam esta prática. Alguns criadores costumam medir a produção eventualmente, o que não é o mais recomendado, já que esta observação apenas informa quanto o animal está produzindo naquele momento. Em vacas com lactações curtas, o controle deverá ser feiro a cada 15 ou 30 dias. Já em rebanhos cujas vacas apresentam lactações normais, o controle poderá ser feito a cada 30 ou 45 dias. Vale lembrar que, quanto menor o intervalo entre controles, melhor será estimativa da produção de leite e mudanças no manejo e na alimentação poderão ser realizadas mais frequentemente. (Polinutri – adaptado por Reage Consultoria)

 

Pare e pense: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.” (William Edwards Deming)

 

 

O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.

 

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos