Notícia

Texto de Opinião - 09/09/2015 - Está na Bíblia-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

A linda narrativa da criação. A maravilhosa obra da salvação. Um Deus cheio de amor a criar e um Deus cheio de misericórdia ao salvar a humanidade. Um Deus que parecia estar longe, mas, que veio caminhar com o seu povo.

 

A Bíblia, sem dúvida, é o livro mais completo, não apenas, por que por si mesma, ela é uma biblioteca, compilação de 73 livros, mas, pela sua diversidade, mostrando a proximidade do criador com a sua criatura, ainda mais que a criatura humana se tinha afastada do criador, mas, Ele vem ao encontro e resgata a criatura que estava perdida. Está na Bíblia toda obra da criação, mostrando, em detalhes, como Deus criou tudo com amor e Ele mesmo viu que tudo isto era bom. Além disso, só poderia ser tudo bom por que era obra divina.

 

A Bíblia nos mostra que a criatura sempre é limitada, de tal maneira que a criatura humana falha e não corresponde ao plano de amor Divino, quis ser diferente, ou não tão dependente do criador. O próprio ser humano até se envergonha da situação que ele mesmo criou, fica com medo de Deus, procura fugir de Deus por que reconhece o próprio erro, mas, Deus no seu imenso amor logo vai em busca do homem que quis fugir de Deus, o chama pelo nome e pergunta onde estás? E este responde (cf. Gen 3,8-13). O AT está cheio de exemplos onde o ser humano foge, desvia, não quer compromissos com Deus, e por outro lado, vemos um Deus que procura, busca, conduz e se mostra presente e não abandona o seu povo. Um Deus fiel que tem uma aliança com o seu povo. Mesmo que o povo até busca outros deuses (ídolos). Deus jamais abandona o seu povo, mesmo rejeitado pelo povo, Deus não rejeita o seu povo, Ele sempre Se mostra fiel. Já o AT nos garante que Deus tem um projeto de amor que Ele vai realizar com o ser humano. Através das profecias prepara o povo prometendo um messias para vir ao encontro dos que estavam perdidos.

 

O NT nos mostra que realmente esta é uma história de amor de Deus, que criou por amor, e faz de tudo para salvar a quem Ele ama. Esta história de amor vai ter um final feliz. Custe o que custar o amor vencerá. Já no AT o alto sempre é referência a Deus, no NT Deus desce do alto para caminhar com os seus tornando-os novamente seus filhos. Mesmo que o ser humano foi capaz de romper com Deus, Deus jamais deixou de amar os seus que Ele criou à sua imagem e semelhança. Vem ao encontro, assume vida humana, convive com os humanos, até assume sobre si os pecados da humanidade, passando pela cruz, aceita ser rejeitado e morto pela humanidade, humilhando–se até ao extremo para salvar a todos que estavam perdidos. Poderíamos contar maior história de amor do que esta? Certamente que não.

 

Jesus com sua vida paixão e morte na Cruz nos mostra até que ponto chega o amor divino por cada um de nós. Nos mostra como Deus é fiel, como Ele é misericordioso e que Ele é amor. Ele até se humilha para nos reconquistar. Ele realmente é o bom Pastor que vem ao encontro da ovelha perdida. Às vezes tem até ovelhas que querem fugir, e outras que não querem voltar. Amigo e amiga! A Bíblia é a Palavra deste Deus que nos ama. Busque na Bíblia a palavra deste Deus que te criou e te ama.

 

Crissiumal, o9/09/15 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos