Notícia

Saúde - 09/05/2016 - Médicos pedem demissão coletiva do Hospital de Caridade de Três Passos


Grupo de 20 médicos encaminhou documento ao hospital

 

Um grupo de 20 médicos encaminhou carta de rescisão coletiva e de aviso prévio nesta segunda-feira, 9, ao Hospital de Caridade de Três Passos. O pedido acontece depois da paralisação pelos profissionais que integram o Corpo Clínico dos atendimentos médicos eletivos no dia 18 de abril, do pedido de demissão de cinco médicos plantonistas da UTI no dia 25 e do pedido de demissão de três médicos da emergência no dia 4 de maio.

 

Os profissionais são plantonistas dos serviços de sobreaviso do Hospital de Caridade e se referem às áreas de ginecologia, obstetrícia, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, clínica médica, anestesiologia e cirurgia geral.

 

Os motivos do pedido de demissão são ausência de contrato legal de prestação de serviço, falha na elaboração dos contratos após inúmeras reuniões, atraso dos pagamentos dos vencimentos (quatro parcelas da negociação dos vencimentos de abril e maio de 2015 e janeiro, fevereiro, março e abril de 2016) e a incerteza e a falta de perspectiva da regularização dos pagamentos dos vencimentos em atraso.

 

“Nós, como funcionarios e como sociedade, estamos realmente preocupados com essa situação”, disse uma funcionária, que pediu para não ser identificada, ao Três Passos News.

 

O que diz o hospital

 

O Hospital de Caridade corre o risco de ter os serviços da UTI e os da emergência suspensos senão houver regularização dos pagamentos por parte da Secretaria Estadual de Saúde. O alerta foi feito pelo hospital, no dia 27 de abril, aos municípios de Três Passos, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Bom Progresso, além da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Frederico Westphalen, e o Ministério Público.

 

Conforme a direção do hospital, a instituição tem valores a receber do Estado referente a incentivos hospitalares, mais valores do SAMU Federal e SAMU Estadual, totalizando o valor de R$ 1.670.925,77 de passivo.

 

“Não ao fechamento do nosso Hospital de Caridade”

 

Uma manifestação em defesa do Hospital de Caridade está sendo organizada na rede social Facebook. O evento deverá acontecer na tarde do dia 21 de maio, em Três Passos. A concentração, reunindo funcionários, médicos e comunidade, está marcada para as 14h em frente ao hospital.

 

De acordo com a organizadora do movimento “Não ao fechamento do nosso Hospital de Caridade”, Jussara Stumm, a manisfestação será pacífica e apartidária e tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e buscar respostas para a situação em que se encontra o Hospital de Caridade.

 

Fonte: Três Passos News

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos