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Texto de Opinião - 09/04/2024 - Criando laços emocionais com os clientes - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Vender mais e melhor é o desejo comum a quase todas as iniciativas que de alguma maneira precisam propor valores para realizar trocas de produtos, sejam eles serviços ou bens, por outros ou por dinheiro. Há mais de um século tem gente tentando ensinar como vender mais e melhor. Neste tempo, gestores e vendedores já tiveram acesso a muitas informações, conceitos e estatísticas sobre vendas. Muitos sabem quase tudo, e para alguns só falta praticar o que sabem. O que trago hoje também não é novidade para ninguém, são lembretes que não deveriam sair da memória de quem quer vender mais e melhor.

É preciso conhecer bem o público-alvo. Para se conectar com o emocional dos clientes, é preciso conhecê-los bem. Isso significa entender suas necessidades, desejos, medos, aspirações e como veem o mundo.

Lembre-se que as pessoas gostam de fazer parte de uma comunidade. Ao criar um senso de comunidade em torno da sua marca, dos bens e serviços que você vende, fica mais fácil se conectar emocionalmente com os clientes. A empatia é fundamental para se conectar emocionalmente com os clientes. Demonstre que você se preocupa com o bem-estar deles e está disposto a ajudá-los.

Contar histórias é uma ótima maneira de se conectar emocionalmente com os clientes. Quando contamos histórias as pessoas se envolvem emocionalmente com a nossa marca e nosso produto. As palavras podem ser utilizadas para evocar emoções positivas, como confiança, felicidade, segurança, liberdade e sucesso envolvendo o cliente e o que você propõe de troca com ele.

Quem quer vender mais e melhor, deve fazer das atividades de vendas um mantra diário. Concentre suas atividades diárias em ganhar mais clientes e você ganhará mais dinheiro. Isso significa procurar novos clientes diariamente e também valorizar mais os clientes atuais fazendo um acompanhamento diário com os leads em potencial, divulgando mais depoimentos de clientes satisfeitos e publicando conteúdo de forma consciente. Clientes muito satisfeitos são capazes de atrair novos clientes com menor custo e com maior eficiência.

A procrastinação é a grande ameaça aos melhores resultados. E ao persistir, esta torna-se a grande fragilidade ao sucesso. Quem quer ser ótimo, não pode deixar para depois o que precisa ser feito! Os estudos comportamentais mostram que a maioria das pessoas procrastina por algum tipo de medo. Para vencer seus medos de fazer, é preciso ter presente que é melhor ser corajoso/a e bem sucedido do que um/a fracassado/a por ter medo.

As pessoas tendem a pensar que quanto mais alto é o preço, melhor é o arroz. Isso se aplica a maioria dos modelos de negócios. Você provavelmente pode cobrar mais pelo que oferece e deve fazê-lo, para aumentar o valor percebido e associado ao que você faz e aos seus negócios. A comunicação da empresa nas mídias assim como a fala dos gestores e vendedores pode contribuir muito com o aumento de valor percebido, deixando cada vez mais claro os resultados que os clientes podem ter ao negociarem contigo. Os melhores clientes tendem a buscar os melhores produtos e serviços e podem pagar mais por isso de forma consciente.

Tentar vender a qualquer custo é prática de um passado que não deve mais voltar. Forçar as pessoas a comprar é um desserviço para todos! O esforço deve ser na direção de tentar ser reconhecido/a com a capacidade de dar a melhor orientação para a solução mais adequada mostrando como o que você oferece pode ajudar as pessoas.

Torne-se cada dia melhor em comunicação. Estude com os que estão criando os melhores conteúdos do seu nicho de mercado e busque replicar o processo com as suas próprias ideias. Aprenda o que eles fazem bem e o que ainda não exploraram. Encontre a lacuna na estratégia deles e preencha-a na sua área de ação!

Finalizo lembrando que quem quer melhorar as vendas deve desenvolver continuamente conexões emocionais, aprender técnicas de persuasão, trabalhar na construção do seu carisma e da sua equipe, e ainda, entender cada vez mais sobre comunicação, marketing e relações públicas.

Desejando mais e melhores vendas, um abraço a todos!

Postado: Leila Ruver
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