Com a alta procura e baixa oferta do produto está subindo de preço
Importante produto usado em reformas e construções, o cimento está escasso nos estoques de alguns estabelecimentos comerciais de Crissiumal. O argumento que chega das fábricas ao varejo é que a demanda cresceu e não há produção suficiente para atende-la plenamente. “E esta situação vai continuar assim durante uns dois anos, ate que sejam finalizadas as obras para a Copa do Mundo”, comentou o gerente de uma loja de materiais de construção, Evandro Klein.
Ele acrescentou ainda, que muitos fornecedores alegam também a falta de matéria- prima. “uma das justificativa para a escassez do material no mercado, seria a falta de cinza seca, produto derivado da queima de carvão, devido ás condições climáticas e o aumento da demanda na região”.
Outra explicação para a falta de cimento, é o crescimento da construção civil, resultado dos vários programas federais. Muitas moradias novas estão sendo construídas, muitas delas devido ao projeto, minha casa minha vida.
Assim, com a alta procura e baixa oferta do produto está subindo de preço o aumento chegou a 20% em três semanas. “Hoje vendo cimento á R$25,00, mas há previsão de aumentar mais 4% até segunda-feira”, observou um comerciante local.
Já outro comerciante diz que o aumento na fábrica foi de 5% em 30 dias, porém o que levou em conta mais ainda o preço foi o alto custo do frete.
As informações que circulam no mercado da construção civil são de que a crise da falta de cimento ainda não tem previsão de terminar, já que as obras da copa recém começaram.
Fonte: Jornal ColonialTweet |