Evento foi realizado na terça-feira
Mais de 220 estudantes, membros das sete cooperativas escolares criadas pela Sicredi Noroeste RS/MG, participaram do 2º Intercoop. O evento, realizado na terça-feira, 5 de novembro, foi repleto de diversão, aprendizado, aventuras, conexões e intercooperação entre as cooperativas escolares.
As Cooperativas Escolares são espaços de aprendizagem que promovem os sete princípios do cooperativismo, desenvolvendo liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social. “Tudo isso acontece de forma divertida e prática, através de uma trilha cooperativa onde os alunos aprendem por meio do jogo ‘Cooperlândia’”, explica Aline Perkoski, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo. Cooperlândia é um mundo construído pela cooperação, onde se desenvolvem competências como conhecimento, criatividade, cidadania e liderança.
Durante o evento, os estudantes foram divididos em grupos e cores, participando de diversas atividades como Lanvôlei, Escalada Horizontal, Rastejo, Triângulo do Equilíbrio, Circuito, Placas e Conexões, Voando Baixo, Tangram e Dominó. Os professores orientadores das cooperativas escolares atuaram como pontos de apoio na organização dos grupos e na reflexão sobre as atividades. A interação entre os grupos foi conduzida pelo assessor pedagógico Rudinei, e as atividades foram elaboradas pela empresa DZ.
Atualmente, existem quatro cooperativas em Três de Maio: Cooper União, Coopersenap, Coophermeto e InovaCooperSetrem, além de Ita Coopera em Alegria, Coop JM em São José do Inhacor e Coop GV em Independência. A Sicredi Noroeste RS/MG acredita no desenvolvimento dos adolescentes e de como essa construção/aprendizado através da cooperativa escolar pode impactar positivamente no futuro desses jovens e por este motivo há expectativas de criação de novas cooperativas para o próximo ano.
Tweet |