Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.38 - Momento Leite:
- Ministério investiga triangulação em lácteos
- RS prorroga o crédito presumido para laticínios
- Produção de milho no RS deve dobrar até 2020
- Produtor deve ficar atento para o mercado de commodities
Ministério investiga triangulação em lácteos - O Ministério da Agricultura investiga uma possível triangulação na importação de leite via Chile. O país, que não é autossuficiente na produção de lácteos, importou em 2010, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), 14 mil toneladas de leite em pó. Naquele mesmo ano, exportou 11 mil toneladas ao Brasil. A preocupação do governo é que outros países estejam usando o Chile como escala para enviar o produto ao Brasil. O representante da subcomissão do leite na Câmara, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), diz que o volume de exportação de leite do Chile para o Brasil causa estranheza. "Como um país importa essa quantidade gigantesca e manda quase tudo para cá? Só no mês de setembro eles mandaram 400 toneladas de leite em pó. Nós da subcomissão vamos pedir que o governo avalie a origem do leite para barrar triangulações", afirma. De acordo com Moreira, alguns empresários chilenos fizeram uma proposta de exportar até sete mil toneladas para o Brasil. Este ano, até julho, o Chile importou 2,6 mil toneladas de leite em pó integral e exportou 3,6 mil toneladas do mesmo produto ao Brasil, segundo o governo chileno. (Milkpoint)
RS prorroga o crédito presumido para laticínios - O governo estadual publicou na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE) o decreto n 48.417 que prorroga o crédito presumido de 4% para laticínios na aquisição de leite de produtores gaúchos. O benefício vale para indústrias que produzem outros derivados, exceto leite fluído ou pré-condensado. A medida tem efeito retroativo ao dia 1º deste mês e se estende até 31 de março de 2012. (Correio do Povo/RS)
Produção de milho no RS deve dobrar até 2020 - O Rio Grande do Sul, na Câmara Setorial do Milho, definiu que dobrará até 2020 a produtividade média deste cereal estratégico ao desenvolvimento. O milho, principal item na composição da ração usada para a alimentação de aves, suínos e bovinos de leite, passa por fase delicada, em função de ajuste apertado entre oferta e demanda. Gargalos impedem uma maior produção e a obtenção de mais renda pelos produtores. (Jornal do Comércio/RS)
Produtor deve ficar atento para o mercado de commodities - O produtor já deve ficar atento à rentabilidade das commodities no próximo ano. O dólar, que já impedia receitas maiores quando estava cotado a R$ 1,50, passou a ser um inimigo ainda maior agora. Naquele primeiro momento, o dólar era baixo em relação ao real, mas os preços das commodities estavam elevados, o que garantia renda. Agora, o dólar volta a recuar, mas as commodities caem em ritmo ainda maior. A avaliação é de Fernando Muraro, da Agência Rural, de Curitiba. Segundo ele, esse novo cenário pode comprometer a rentabilidade dos produtores no próximo ano. A situação é complicada para os que ainda não comercializaram parte da safra a ser colhida e têm dívidas em dólar. Podem vender mais barato e pagar mais caro. Situação um pouco mais tranquila têm os que já anteciparam as vendas da safra 2011/12 e pagaram as dívidas. (Folha de SP)
Um final de semana cheio de afeto, recheado de paz, lotado de serenidade, completo de esperança, repleto de boas energias e com todo o colorido da alegria. Enfim, um final de semana TUDO DE BOM!
O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br
Tweet |