Notícia

Clima - 07/06/2016 - Segundo a Metsul chega o primeiro de dois reforços de ar gelado do corredor polar


Crissiumal teve mínima de 4ºC nesta terça-feira

Dois reforços de ar frio de origem polar atingem o Rio Grande do Sul até o final desta semana. O primeiro começa a ingressar agora no Rio Grande do Sul, o que explica o vento deste começo de noite de 50 km/h entre Pelotas e o Chuí. Este primeiro pulso de ar mais gelado é impulsionado por centro de baixa pressão a Nordeste das Ilhas Malvinas e avança até o Uruguai e o Sul e o Leste do território gaúcho (veja no mapa). Por isso a madrugada desta quarta-feira (8) será ser gelada, com prováveis marcas negativas, mas não necessariamente com mínimas tão baixas como as de hoje (7) em algumas cidades em razão do vento e de nuvens.

 

O vento, por outro lado, trará sensação térmica muito mais baixa na maior parte do Rio Grande do Sul nesta madrugada de quarta. Com o reforço de ar polar aquecerá menos durante o dia será um dia de sol em todo o Estado. Vai fazer frio até de tarde, apesar do sol. A temperatura afundará a partir do entardecer nesta quarta, precedendo a madrugada de quinta-feira (9) que será gélida com mínimas perto de 0ºC ou negativas na maioria das cidades gaúchas, até da região de Porto Alegre, o que proporcionará geada generalizada.

 

Em muitas cidades nesta quarta-feira as mínimas do dia não vão ocorrer ao amanhecer, como é o mais comum, mas sim à noite, tal será a intensidade do resfriamento que vai se produzir ao anoitecer. Na noite de quarta a temperatura já estará abaixo de zero em locais de maior altitude da Metade Norte enquanto Porto Alegre pode ter 5ºC em alguns bairros. Atenção! Reiteramos que na sexta (10) e no sábado (11) chegará um segundo reforço de ar polar, este mais intenso e igualmente com vento, que será responsável por um fim de semana gélido de baixíssima sensação térmica, mínimas negativas e tardes muito frias. (Meteorologista Estael Sias)

 

Na foto do topo o amanhecer de muita neblina em Crissiumal nesta terça-feira, com mínima de 4ºC e sensação térmica de 1ºC.

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos